Aug 16 2016

Homenagem a mesa “Cinemix” do Estúdio JLS Facilidades Sonoras

“Aqui está um pequeno vídeo onde homenageio a mesa “Cinemix”. O primeiro console analógico 5.1 que importei em 1998 para mixar filmes no formato Dolby Digital 5.1, aqui no Estúdio JLS. Não poderia deixar de homenagear também os amigos, Carlos Klachquin, Robert Warren e Rui Nakano que tanto ajudaram e contribuiram para que eu pudesse realizar aquele feito! Abraços a todos”

por José Luiz Sasso


Aug 3 2016

Dossiê – o som no audiovisual

som

A REBECA – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, uma publicação da SOCINE, lançou recentemente um dossiê dedicado ao Som no Audiovisual editado pelos pesquisadores Fernando Morais da Costa (UFF) e Rodrigo Carreiro (UFPE). Destaque para a entrevista com a pesquisadora americana Claudia Gorbman, um dos pilares teóricos da área, e com os profissionais de som Midge Costin e Douglas Vaughan hoje professores da USC – University of Southern California

Confira os textos do dossiê na íntegra: REBECA 9 (v.5 n.1 2016)


Jun 19 2016

O Secreto Mundo do Foley!

“Testemunhe a magia do cinema através de uma viagem para o pouco conhecido mundo dos artistas de Foley, que trazem vida para os filmes com seus efeitos sonoros perfeitamente cronometrados.”

The Secret World of Foley from Short of the Week.


Jun 13 2016

O Som Direto por Jorge Saldanha!

“O interprograma 3×4 oferece uma mostra de profissionais de cinema de diversas áreas, aqui temos a apresentação da área de som direto no cinema, por Jorge Saldanha. Mais de 80 longas metragens realizados.”

Fonte: Tabocas Filmes


Jun 13 2016

Entrevista com o técnico de som Pernambucano, Guga S. Rocha

“Guga Rocha ministrou, de 3 a 7 de fevereiro de 2014, o módulo ‘A Linguagem do Som no Audiovisual’ no Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes. O módulo, que faz parte do ciclo Imagem e Narrativa, trabalhou a análise e a construção da linguagem sonora do filme explorando aspectos como a percepção sonora e espaço acústico; o som e a construção do espaço no filme; a linguagem do som no filme; relação sons organizados e ruídos; e possibilidades estéticas da continuidade e da descontinuidade do som no filme. Guga é graduado no Curso de Bacharelado em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande e Especialista em Estudos Cinematográficos pela UNICAP- PE, integrou o coletivo Sétima Multimidia. Tem experiência na área de Desenho de Som em cinema e video, com ênfase em Instrumentação, música e Arte Sonora. No vídeo é possível conferir uma entrevista realizada com Dubois durante o tempo que ele passou na Vila.”

 Fonte: Vila das Artes.