Dec 20 2016

ENPSC – CROWDFUNDING – ETAPA 01 / 2017

enpsc-capa-facecontribua

Caros profissionais de som do cinema brasileiro, chegou a hora de darmos um importante passo rumo à produção do V ENPSC!

O Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema deu um grande salto em sua IV edição ao definir um novo sistema de gestão e planejamento de produção. Uma oportunidade de incentivo e fortalecimento da classe, uma vez que o Festival CineMúsica não arcará mais com os custos e despesas, como o fez nas três primeiras edições do ENPSC.

A sobrecarga de ações sem um retorno objetivo e claro para os coordenadores do ENPSC, Bernardo Marquez e Joice Scavone, gerou a oportunidade de amadurecimento e responsabilidade do grupo de profissionais interessados em compreender-se como uma classe coesa em busca de medidas e melhorias práticas para a cultura de produção, empreendimento e apreciação audiovisual no país. Se tornando referência para o mercado brasileiro.

Desta forma, seguindo os acordos definidos em plenária no IV ENPSC, abrimos a primeira arrecadação de crowdfunding para viabilizar o trabalho de produção da V edição do Encontro.

Toda esta dedicação só se justifica pelo potencial coletivo.

O Encontro é de toda uma classe, para toda esta classe!

Relatório das ações de fechamento do IV ENSPC:

– Feitura de Relatório de produção para os apoiadores do IV ENPSC

– Webdesin, atualização e gerenciamento do site www.enpsc.art.br com conteúdos audiovisuais de todas as edições do ENPSC (trabalho realizado voluntariamente por Diogo Lisboa e Guilherme Farkas junto aos coordenadores);

– Organização do mailing de todos os presentes nas IV edições do Encontro e interessados (trabalho realizado voluntariamente por Heitor Peralles junto aos coordenadores);

– Organização da conta do MailChimp para aprimorar a comunicação e criação do domínio enpsc@enpsc.art.br (trabalho realizado voluntariamente por Heitor Peralles junto aos coordenadores);

– Webdesign, atualização e gerenciamento das redes sociais do ENPSC (facebook e youtube);

– Criação do formulário “Senso sobre o ENPSC” (trabalho realizado voluntariamente por Ricardo Cutz junto aos coordenadores);

– Produção e Realização da Cerimônia de Premiação Técnica do X CineMúsica (apoio da Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro e trabalho voluntário de Hernani Heffner e Heitor Peralles junto aos coordenadores);

– Entrega dos troféus para os profissionais premiados que não conseguiram estar presentes na Cerimônia de Premiação Técnica;

– Criação do Projeto do Vakinha – etapa 01 / 2017.

Metas para o próximo trimestre com foco no V ENSPC:

– Elaboração do projeto para apresentarmos para novas parcerias e apoiadores (Por ex.: Festival MIMO);

– Elaboração do projeto para Lei Rouanet;

– Relatório sobre o formulário “Senso sobre o ENPSC” e apresentação dos resultados.

Transparência:

O valor de R$6300,00* é para fomentar 3 meses de apoio financeiro para os dois Coordenadores do ENPSC, Joice Scavone e Bernardo Marquez, que são os responsáveis escolhidos em plenária para gerenciar as próximas ações e metas para viabilizar o V ENPSC a ser realizado no ano de 2017.

 

Colaboração:

A média de interessados em ajudar a financiar a produção do V ENPSC é de 60 pessoas. Portanto, se realmente este número nos representar hoje, R$105,00* é a base ideal para a colaboração de cada um.

*Estes valores incluem as taxas cobradas pela plataforma de crowdfunding utilizada.

Contamos com o seu apoio e vida longa ao ENPSC!

 

contribua


Dec 10 2016

Teste de Projeção: oficina para técnicos de som visando a qualidade de projeção

Quer sentir o que se passa no ENPSC?

No site do Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema ou no canal do youtube ENPSC você pode acompanhar várias palestras e oficinas que aconteceram nas IV edições do Encontro. Em especial o workshop “Teste de Projeção: oficina para técnicos de som visando a qualidade de projeção” com Kiko Ferraz e participação especial de Carlos Klachquin, e outros feras do som do cinema nacional!

Acesse, aproveite e ajude a disseminar este conhecimento!

 


Dec 1 2016

Uma outra escuta do filme “O Som ao Redor”

som-ao-redor-2

Está disponibilizado para leitura e referência bibliográfica a dissertação de mestradoProcessos ao redor: uma discussão entre técnica e estética a partir de uma outra escuta do filme O som ao redor, de Léo Bortolin, defendida em agosto de 2016 pelo programa Multimeios, da Unicamp.

Num primeiro momento a entender qual o real papel do sound design num filme, essa nova expressão sonora que vem ganhando destaque e grande importância à narrativa fílmica, fomos induzidos a refletir o desenho de som do longa metragem brasileiroO Som ao Redor (2012), do diretor Kleber Mendonça Filho. Tudo isso surge pelo grande interesse do som no cinema, estimulado a fortalecer a valorização desse campo, pensar melhor suas articulações e assim trazer esse apanhado a prática cinematográfica, suportes necessários as iniciativas criativas. E foi justamente durante essa pesquisa que assinei a direção de som de dois filmes com uso instigante da narrativa sonora e com elementos expressivos para a melhor percepção fílmica, o curta Command Action (2015) vencedor de dois prêmios de Melhor Som (48° Festival do Cinema Brasileiro de Brasília e no 8° Curta Taquary – Festival Internacional de Curta Metragem – PE) e o curta A moça que dançou com o Diabo (2016), ganhador da “Menção especial do Júri” na competitiva Palme d’Or do Festival de Cannes, entre outros prêmios.

Continue lendo


Oct 31 2016

Entrevista com Vasco Pimentel, diretor de som Português

vasco

Durante a 40ª Mostra de São Paulo, Vasco Pimentel aos 59 anos, mais da metade deles dedicados a trabalhar com o som em filmes de diretores como Manoel de Oliveira, Raúl Ruiz, Wim Wenders, Werner Schroeter, João César Monteiro e Teresa Villaverde, concedeu uma interessantíssima entrevista exclusiva para Adriano Garrett do portal cinematográfico Cine Festivais.

Na entrevista, Vasco Pimentel falou com abrangência sobre trajetória, profissão, visão de mundo, relação com o Brasil, entre outras coisas.

Confira a entrevista na íntegra: “Não consigo parar de remixar o mundo” conta o diretor de som Vasco Pimentel.

 


Oct 21 2016

Sonologia 2016

sonologia
SONOLOGIA 2016 – Out of Phase é uma conferência internacional voltada para o campo dos Estudos do Som. O evento é marcado pela ênfase na pesquisa transdisciplinar envolvendo diferentes instâncias culturais, políticas, artísticas e exploratórias em que o som tem papel protagonista.
Durante o evento serão apresentadas 4 palestras proferidas por convidados de renome internacional, cerca de 50 comunicações de pesquisa e mesas de debate.

De 22 a 25 de novembro de 2016. Terça a sexta das 10h às 19:30. 

Inscrições:
Além da participação dos congressistas, serão abertas 25 vagas para participantes-ouvintes que deverão passar por um processo de pré-seleção. Os interessados devem enviar uma mensagem para o e-mail sonologia@usp.br até o dia 24/10/2016 contendo: 1) uma descrição do seu interesse em participar no SONOLOGIA 2016 – Out of Phase (até 300 palavras); e 2) um breve currículo (até 300 palavras). Os selecionados devem ter disponibilidade para assistir aos 4 dias do evento e receberão um certificado de participação.”

Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar. Bela Vista – São Paulo.

Informações retiradas do site do evento: SONOLOGIA 2016