Nov 22 2015

Operário Criador: dublagem e processos criativos

Mais três vídeos inéditos foram lançados recentemente no Operário Criador. Seguem eles:

Dublagem

“Pouca atenção se dá ao processo de dublagem e ainda existe muito preconceito ao redor do tema. A ferramenta, no entanto, é poderosa e necessária dentro da construção do objeto fílmico.”

Processo Criativo – Parte I

“Do roteiro à mix final, o processo de elaboração do som do filme é coletivo e colaborativo. O desenho de som pode muito bem começar desde o trabalho de mesa do roteiro. Conheça algumas variações deste processo.”

Processo Criativo – Parte II

“A edição de som a partir do ponto de vista do que propõe o material produzido no set, o som direto. Como ouvir, organizar e trabalhar a partir deste material.”

Processo criativo – Parte 2 from Gabriela Cunha on Vimeo.


Nov 15 2015

Operário Criador: Analógico e Digital

O Operário Criador está de volta! Desta vez abordando “um pouco de história dos processos analógicos. Porque recordar é viver.”

Analógico e Digital from Gabriela Cunha on Vimeo.


Nov 10 2015

Ouça o filme!

Curta-metragem muito bacana sobre a importância do som no cinema realizado pelo cineasta e sound designer Fernando Aranha.


Oct 28 2015

Mostra Sonoridade Cinema

sonoridades
De 03 a 15 de novembro acontece na Caixa Cultural Rio a mostra Sonoridade Cinema. O evento tem o objetivo de discutir o papel do som para a construção da linguagem cinematográfica. Ao todo serão 17 filmes, curtas e longas, nacionais e internacionais recentes, além de debates, sessões comentadas e performance ao vivo. Destaque para o encontro “surpresa” com a cineasta Argentina, Lucrecia Martel no dia 04 às 19h na Caixa Cultural Rio.

Abaixo a programação completa da mostra Sonoridade Cinema:
Continue lendo


Sep 9 2015

Catálogo CineMúsica 2015

Está disponível para apreciação e consulta o Catálogo CineMúsica 2015. Catálogo que contém um valioso e histórico material de extrema importância para o desenvolvimento do cinema nacional. Destaque para a transcrição das mesas do II Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro e uma diversidade de informações sobre processos de criação e de trabalhos sonoros em filmes contados pelos especialistas da área.

Boa leitura!

  Catálogo CineMúsica 2015