fbpx
May 29 2011

A Trilha Sonora na Película e o Dolby Stereo

 

Muitas vezes na realidade brasileira o nome “trilha sonora” é confundido ou associado ao conjunto de peças musicais de um produto audiovisual, ou seja, a trilha musical. Acredito que isso de certa forma restringe a compreensão e a reflexão sobre a complexidade e importância da produção sonora como um todo no cinema. Vale ressaltar que a trilha, ou banda sonora, pode ser composta de música, vozes, ruídos de ambiente, ruídos de efeito e ruídos de sala (foley). Ou seja, tudo que é audível no filme. Não esquecendo do silêncio que também é um elemento importante. 

Deixando de lado essa questão cultural… Em relação aos sistemas de distribuição espacial das fontes sonoras, o formato 5.1 é o mais conhecido e é a configuração multicanal quase que padrão nas salas de cinema hoje. Mas o que acho bem curioso é o funcionamento do Dolby Stereo. Tudo bem que com a instauração do cinema digital e o “fim” da película esse sistema ficará obsoleto, mas vale a curiosidade.

Continue lendo


May 25 2011

A Audiovisão

Hoje fiquei muito contente em saber que o livro mais famoso do pesquisador mais famoso na contemporaneidade que estuda o som e a articulação audiovisual no cinema, finalmente ganhou uma edição em português. L’audiovision do francês Michel Chion. Tudo bem que é uma versão em português de Portugal, mas creio que com toda essa reforma ortográfica que passamos a pouco tempo atrás tudo ficará mais fácil.

Desde sua primeira edição em francês, o livro havia sido traduzido em castelhano, italiano e inglês. Michel Chion é professor da Sorbonne e é o pesquisador mais citado em congressos e trabalhos acadêmicos brasileiros atualmente. De fato é leitura obrigatória!

E claro, já está “linkado” na nossa sessão de Livros do menu Pesquisas.


May 20 2011

Debate: “O Som no Audiovisual – da Pré a Pós-produção”

Em maio deste ano, na Semana ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), foi realizado um interessante debate: “O Som no Audiovisual – da Pré a Pós produção” com a participação da editora de som Maria Muricy, do diretor de fotografia Nonato Estrela, da coordenadora de pós-produção Silvia Ramos e do profissional de som Jorge Saldanha. A mesa foi coordenada por Carlos Klachquin, consultor da Dolby.

Discutiu-se sobre a produção sonora no audiovisual, as dificuldades dos profissionais de som no cinema brasileiro contemporâneo, a relação entre os profissionais no set, a preparação do set de filmagem, a importância da comunicação entre os profissionais e das reuniões de análise do roteiro, a importância de um pensamento sonoro presente desde o início do projeto, dentre outras questões de extrema relevância para o desenvolvimento da produção cinematográfica brasileira.

Assista o debate da Semana ABC 2011: Continue lendo