fbpx
Oct 29 2011

Recomendações Técnicas para a Imagem e o Som nas Mídias Audiovisuais Digitais

 

Depois de muitas reclamações sobre problemas em projeções no Festival do Rio 2011, na III Semana dos Realizadores e na 35ª Mostra Internacional de São Paulo, a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) publicou um documento importante sobre Recomendações Técnicas para a Imagem e o Som nas Mídias Audiovisuais Digitais. Leia abaixo o texto na íntegra:

 

A ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), que tem como associados os técnicos responsáveis pela criação da imagem e som do audiovisual brasileiro, vem a público manifestar sua crescente preocupação com a forma com que os seus trabalhos vem sendo apresentados ao público, e propor uma ampla discussão ao longo de toda a cadeia produtiva (técnicos, produtores, realizadores, finalizadores, distribuidores, laboratórios, imprensa especializada, autoridades e instituições do cinema).

Esta iniciativa ganhou urgência face aos problemas técnicos constatados pela ABC durante a exibição de muitos filmes nas últimas edições dos principais festivais e mostras realizadas no Brasil, e também na divulgação pelas emissoras de televisão, e tem por objetivo buscar, em conformidade com todos os envolvidos, a melhor forma de preservar a qualidade do audiovisual brasileiro, adotando padrões técnicos universais e aperfeiçoando os procedimentos ao longo do processo produtivo. Esse é um momento de acelerada transformação tecnológica – com todas as dificuldades e percalços que isso implica, e à ABC cumpre agir no sentido de assegurar ao público a melhor qualidade possível na apresentação da obra audiovisual.

Continue lendo


Oct 22 2011

Oficina Sound Design no MIS

“O que existe por trás da pós-produção sonora de um filme? Quais as etapas envolvidas na finalização de som? Como é articulado o pensamento sonoro de um filme com as tecnologias que permitem criar um som 5.1, 6.1 ou 7.1?”

“Quais são as semelhanças e diferenças do processo criativo do som na animação em diferentes técnicas em relação ao cinema live-action? Como fazer um planejamento de som antes mesmo do início da animação? Como se dá o processo de lip sync? Quais as ferramentas atuais para a pós-produção de som? Como finalizar o som de um curta-metragem em animação?”

Estas são algumas das questões que serão abordadas nas duas oficinas oferecidas em novembro no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Mais uma grande oportunidade de entrar em contato e se aprofundar no universo sonoro cinematográfico.

A oficina Sound Designers será ministrada pelos profissionais Eric RibeiroLuiz Adelmo, Michael RumanEduardo Santos Mendes e Pedro Noizyman. E a oficina O Som no Cinema de Animação por Ana Luiza Pereira.


Oct 16 2011

A Edição de Diálogo

O primeiro trabalho da edição de som no cinema após o recebimento do filme montado é em cima dos diálogos e dos demais sons captados ao longo das filmagens pelo técnico de som direto. A edição de diálogo/som direto é de extrema importância e é a base para as demais etapas de edição de som.

John Purcell, autor do livro de maior referência sobre o assunto “Dialogue Editing for Motion Pictures: A Guide to the Invisible Art“, vem propagando o conteúdo desse também através de vídeos tutoriais. Dividido em 6 partes, os vídeos são uma boa oportunidade de entender melhor as funções, as responsabilidades, os fluxos e a organização do trabalho com a edição de diálogo no cinema.

Vale mencionar também uma interessante entrevista com a editora de diálogo brasileira Ana Chiarini na Revista Universitária do Audiovisual.