Nov 22 2011

Conversando com Alexandre Desplat

 

O consagrado compositor francês de música para cinema Alexandre Desplat, vencedor do World Soundtrack Awards 2011, estará no Brasil para uma apresentação com a Orquestra Jazz Sinfônica no Sesc Pinheiros dia 30 de novembro. No dia seguinte, 01 de dezembro, realizará uma palestra no mesmo Sesc Pinheiros com entrada franca. Dentre os últimos filmes que contaram com o trabalho de Desplat estão A Árvore da Vida (Terrence Malick, 2011), O Discurso do Rei (Tom Hooper, 2010), Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (David Yates, 2011) e O Curioso Caso de Benjamin Button (David Fincher, 2008).

Amante da música brasileira, Alexandre Desplat concedeu uma entrevista* por telefone para o jornal O Estado de São Paulo, a qual tomo a liberdade de posta-la aqui.

 

O que é importante ao se compor uma trilha para o cinema?

Antes de tudo, é importante amar o cinema para se entender a dramaturgia de um filme, a forma como é filmado e dirigido. É preciso conhecer música de todo tipo, para estar aberto para as direções do diretor. Também uma visão apurada sobre a função da música em uma trama. Se será pequena, grande, forte, violenta. O filme tem uma estrutura dramatúrgica e a música tem de ser ajustada a esse esqueleto. A questão fundamental é: “O que posso acrescentar ao filme que ele ainda não tenha?”.

Continue lendo


Nov 20 2011

Designing Sound: Desafios e Discussões


O site Designing Sound está com duas ótimas iniciativas. A primeira é mais um encontro do Film Sound Discussion Group. Desta vez a idéia é discutir sobre o som do filme “Náufrago (Robert Zemeckis, 2000) que conta com o trabalho do sound designer Randy Thom. O encontro acontecerá dia 17 de dezembro das 14h às 15h. Para participar da webinar basta apenas se inscrever no Film Sound Discussion Group – Cast Away.

A segunda iniciativa é o Sound Design Challenge. Um desafio para interessados em praticar e desenvolver habilidades técnicas e criativas na arte do desenho sonoro para produtos audiovisuais. Em cada edição, um conjunto específico de regras são estipuladas para guiar os participantes na experiência proposta. Todo o material necessário para a produção é disponibilizado. Há ainda prêmios para os vencedores. O desafio deste mês já está valendo. Mais informações:  Sound Design Challenge #13 – Creepy Advertising.


Nov 13 2011

Mixando com José Luiz Sasso

José Luiz Sasso conta um pouco da sua experiência como mixador de cinema nesta entrevista para o quadro “Atrás da Lente” do Programa ZOOM da TV Cultura.



Nov 6 2011

A Dublagem da Banda Internacional

banda internacional, também conhecida como M&E (Music and Effects), consiste na versão da trilha sonora de um filme mixada sem as vozes (falas, diálogos, vozerios). Contendo apenas música e ruídos (ambientes, efeitos especiais e foley), a banda internacional é realizada para permitir a dublagem do filme em outras línguas.

Sendo esta uma das formas estabelecidas para deixar os produtos audiovisuais mais acessíveis ao grande público estrangeiro, todo um mercado de dublagem movimenta-se para essa finalidade. Neste vídeo você conhece um pouco melhor sobre como é realizado o processo de dublagem de um filme, tendo como referência o trabalho que era realizado nos hoje extindos estúdios da Álamo.

Continue lendo


Nov 1 2011

Simpósio: A Pós-Produção Criativa

 

A Cinemateca Brasileira oferece dos dias 9 a 12 de novembro na cidade de São Paulo o Simpósio: A Pós-Produção Criativa. “Ciclo de palestras e debates que busca analisar a pós-produção audiovisual frente às inovações tecnológicas, como uma etapa criativa e decisiva para o resultado de um filme, discutindo questões específicas relativas a montagem, som, música, sound design, fotografia, roteiro e restauração digital.”

Destaque para a mesa de debate Som e Música na Era da Pós-Produção Digital que contará com a participação dos ingleses Larry Sider (montador, sound designer e co-fundador da School of Sound) e Annabelle Pangborn (compositora, sound designer e professora da National Film and Television School), e dos brasileiros Antonio Pinto e Eduardo Santos Mendes.

Mais informações: Programação Cinemateca Brasileira.