Dec 15 2011

Mapa Sonoro Mundial

Com a ideia de conectar o som e o espaço através da criação de uma cartografia sonora mundial, a Radio Aporee vem desde 2006 com um projeto aberto e colaborativo que reúne gravações sonoras de inúmeros ambientes urbanos, rurais e naturais ao redor da Terra. Utilizando a interface do google maps, o Mapa Sonoro mostra a complexidade desses ambientes, bem como a percepção de diferentes perspectivas artísticas relacionadas com o espaço, o som e lugares.

Para escutar uma gravação, basta clicar nos círculos vermelhos. É possível pesquisar um local específico no mapa ou mesmo usar a opção de ouvir as gravações aleatoriamente. E para adicionar um som, basta clicar no mapa e fazer o upload de uma gravação. Maiores informações sobre o projeto: Radio Aporee Maps.

 


Dec 13 2011

Construindo Mundos Com o Som

Muitos já devem conhecer o making of do filme Wall-E (Andrew Stanton, 2008). “Design Sonoro da Animação: Construindo Mundos com o Som” é um clássico making of que desvenda o trabalho com o som no audiovisual do consagrado sound designer Ben Burtt. Cada vez que assisto é um aprendizado, por isso decidi também divulga-lo aqui. Apreciem.

 

 


Dec 3 2011

Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras

Primeiro livro brasileiro sobre audiodescrição:

Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras

“A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, como: peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora. É uma atividade de mediação linguística, uma modalidade de tradução intersemiótica, que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.

Continue lendo