fbpx
Mar 25 2012

Entrevista com o sonidista Alejandro Seba

Alejandro Seba é um sonidista argentino, professor da Universidade de Buenos Aires (UBA), da Universidade Nacional de La Plata (UNLP), da Escola Nacional de Experimentação e Investigação Cinematográfica (ENERC) e do Centro de Investigação Cinematográfica (CIC). Trabalha também como editor de imagem desde 1992 e a partir de 1997 com o som em meios audiovisuais. É também idealizador do site Sonidoanda.org. Atualmente cursa o doutorado em Arte Contemporânea Latinoamericana, na UNLP, e investiga o desenho sonoro audiovisual vinculado à realização artística e técnica.

 

Artesãos do Som: Como surgiu o interesse de trabalhar com o som no cinema depois de ter iniciado o trabalho com a edição de imagem? Como foi essa transição de áreas? Se necessário, contar um pouco da sua formação como profissional de cinema.

Continue lendo


Mar 18 2012

O ofício do som direto segundo Toninho Muricy

Entrevista com o técnico de som direto Toninho Muricy dialogando sobre o ofício da captação de som direto no cinema e respondendo as perguntas:

Qual a função do técnico de som direto no set de filmagem? É gravado também o som ambiente em locações externas? Como funciona o equipamento de captação de som direto?


Mar 11 2012

SoundWalkers

“Alguns princípios são fundamentais para construirmos uma sociedade acusticamente saudável, onde possamos viver dentro dos sons da vida. O respeito pela voz e pela palavra, a consciência sonora, o despertar da audição. Preservar os sons que tendem a desaparecer, mas ter abertura para os sons que nascem com cada novo passo tecnológico. Construir uma linguagem sonora que interprete o seu simbolismo. Aceitar o silêncio, impondo-o nas alturas certas. E, acima de tudo, ouvir.” (Raquel Castro, diretora de Soundwalkers)