May 29 2012

Entrevista com a editora de diálogos Nathalia Rabczuk

 

Para ressaltar a importância da edição de diálogos nos filmes, valorizar esse trabalho e passar algumas dicas para os iniciantes na área, convidamos a editora de diálogos Nathalia Rabczuk para uma entrevista. Formada em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP em 1993, Nathalia dirigiu e produziu o curta-metragem Escuridão (1994) e o documentário O Ritmo de São Paulo (1994). Atua na área de pós-produção de filmes tanto no campo da imagem, quanto de som, tendo trabalhado em filmes como Boleiros (Ugo Giorgetti, 1998), Dois Córregos (Carlos Reichenbach, 1999), Lavoura Arcaica (Luiz Fernando Carvalho, 2001), Vinho de Rosas (Elza Cataldo, 2005), Crime Delicado (Beto Brant, 2005), Sem Controle (Cris D’amato, 2007), O Palhaço (Selton Mello, 2011), dentre diversos outros.

 

Artesãos do Som: Como foi que você decidiu se especializar em edição de diálogos? Conte sua trajetória e como aprendeu a editar diálogos.

Continue lendo


May 21 2012

Operário Criador – Workflow parte I

É com grande satisfação que o Artesãos do Som divulga hoje um projeto que faz parte do interessante blog Som de Filmes da técnica de som direto Gabriela Cunha. “Operário Criador é um mergulho no processo de criação e produção de som para cinema a partir de depoimentos de profissionais brasileiros renomados e generosos, aptos a transmitir para uma nova geração toda a sua experiência e conhecimento na área de som.

Com o desejo de também criar uma cultura de valorização do profissional de som, figura central na construção do significado do filme, o primeiro episódio do Operário Criador aborda o processo de preparação e produção do som do filme, desde a elaboração do roteiro até o set de filmagem. Uma pequena aula de workflow com todas as etapas e tarefas da equipe de som.”


May 15 2012

Entrevista com o sound designer Luiz Adelmo

Luiz Adelmo, supervisor de som dos estúdios da Casablanca Sound e autor do livro Som-Imagem no Cinema (Perspectiva, 2003) acaba de ganhar o prêmio de Melhor Som pelo filme “O Palhaço(Selton Mello, 2011) no Prêmio ABC 2012 juntamente com o técnico de som direto George Saldanha e o mixador Paulo Gama e suas respectivas equipes de som.

Artesãos do Som parabeniza essa equipe e aproveita para divulgar uma entrevista realizada pelo portal Criacine com esse profissional de vasta experiência em som no cinema brasileiro.

PS: aconselho a utilização de fones de ouvido pois o áudio do vídeo está baixo.