fbpx
Aug 31 2012

Workshop de Som com Chris Newman e Tom Fleischman

A RioMarket em parceria com o Festival de Cinema do Rio de Janeiro proporciona nos dias 28 a 30 de setembro um workshop de som no cinema com dois profissionais de grande destaque e referência na área. Chris Newman e Tom Fleischman, que juntos possuem 13 indicações ao Oscar, foram responsáveis pela captação de som direto e a mixagem de filmes como por exemplo: “O Poderoso Chefão”; “O Silêncio dos Inocentes”, “A Invenção de Hugo Cabret”, “MIB 3”, dentre muitos outros.

“Seja uma perseguição de carros de “Operação França”, as cenas finais de “O Silêncio dos Inocentes” ou os ruídos das engrenagens do autômato em “A Invenção de Hugo Cabret”, o som desempenha um papel crítico na criação da descrença necessária para a audiência ser transportada para dentro da história.

Chris Newman e Tom Fleischman, demonstrarão como os áudios gravados no set são essenciais para a concepção sonora do filme. A apresentação incluirá trilhas gravadas ao vivo combinadas com clipes de “Operação França” (1971) “O Silêncio dos Inocentes” (1991), “Filadélfia” (1993) e “A Invenção de Hugo Cabret” (2011).”

Mais informações e inscrições em: www.riomarket.com.br


Aug 26 2012

Contexto espacial como conceito de som – parte 2

Complementando o último episódio da série, o Operário Criador publicou esta semana a segunda parte do tema “Contexto espacial como conceito de som”.

“A velha polêmica ‘boom x lapela‘ volta para o debate. A busca da sensação de pertencimento do som a um determinado espaço diegético, ainda no set de filmagem durante a captação, é um desafio diário. A equação se complica ainda mais quando o espaço em que se filma não é o espaço da representação visual/narrativa. Como resolver essa questão tão delicada?”

Mais em: Som de Filmes


Aug 20 2012

Som de Cinema em 3-D

Saiu na última edição da Revista Produção Áudio um artigo escrito por Luiz Adelmo Manzano sobre os sistemas de som surround para cinema 3D e as novas faces da imersão sonora cinematográfica. Clique na imagem abaixo para acessar a versão eletrônica da revista e conferir a matéria na íntegra nas páginas 32 a 34.