fbpx
Sep 27 2012

O Som ou o Tratado de Harmonia

“Um filme sobre o desejo de ouvir. Vozes que se cruzam vindas da infância, do sonho, do sexo e da História, e da política. Um ensaio visual sobre o universo dos sons. A conclusão final, enquanto o espectador sobrevoa um mar infinito e rajado de luz, fala em ‘escancarar a fragilidade’. Isto é o Som.”

O que é experimentar um som?

O Som ou o Tratado de Harmonia, premiado curta-metragem de 1984 dirigido por Arthur Omar. 


Sep 17 2012

A Diplomacia do Som

Mais um episódio do Operário Criador. Desta vez discorrendo sobre a diplomacia e as relações humanas nos processos de produção sonora no cinema.

“O dia a dia, tanto no set como na pós, pode ser complicado. Além dos desafios técnicos diários, muito do nosso trabalho depende diretamente da ação, colaboração e compreensão de outros departamentos. Essa lida diária e a conquista do espaço necessário para a realização de um bom trabalho são o assunto de mais este episódio do Operário Criador.”

Mais em: Som de Filmes

Relações Humanas – Parte II

 


Sep 11 2012

Entrevista com Hernani Heffner: 6º Festival Cinemúsica

Hernani Heffner, além de uma das maiores autoridades em preservação audiovisual no Brasil, é também o curador do 6º Festival Cinemúsica que aconteceu nos dias 6 a 9 de setembro na cidade de Conservatória-RJ. O Artesãos do Som esteve presente no festival e realizou uma entrevista com este grande pesquisador do cinema brasileiro.

 

Artesãos do Som: Ao longo da sua história com o cinema brasileiro, onde ou quando surgiu o interesse para com o som e de onde veio a iniciativa de fazer um festival voltado para a trilha sonora dos filmes? Continue lendo