fbpx
Jul 1 2012

Operário Criador – Invisibilidade

O blog Som de Filmes publicou essa semana mais um episódio da série de mini-documentários sobre o som no cinema com depoimentos de renomados profissionais brasileiros. O Operário Criador desta vez trata da questão da invisibilidade. Segue a descrição do vídeo da própria realizadora do projeto, Gabriela Cunha:

“Transformar centenas de takes e dezenas de planos rodados fora de ordem e em momentos distintos do dia em uma unidade espaço-temporal coerente não é fácil. Além das variações de ambiente, ruídos, cortes difíceis e textos encavalados, o próprio aparato da realização audiovisual produz ruídos indesejáveis durante a feitura. Como emergir o espectador na história sem que ele se dê conta do processo nem por um instante? Este episódio do Operário Criador aborda o conceito da invisibilidade no processo de realização do som do filme. Enjoy.”

 

Invisibilidade from Gabriela Cunha on Vimeo.

One Response to “Operário Criador – Invisibilidade”

  • Marcio Camara Says:

    oi Bernardo. Vi o 3º capítulo do mini doc da Gabi Cunha e ao mesmo tempo que achei interessante a iniciativa, senti muita falta, se fosse para ser algo didático, de imagens que demonstrem aquilo que as diferentes pessoas falam. Para nós que sabemos do que se trata é irrelevante, mas para os leigos que queiram entender, algo acho que falta corpo, estofo, nessa série para que se possa aprofundar no tema. Achei louvável a idéia, mas a execução deixou a desejar. abs

Leave a Reply