fbpx
Oct 16 2013

Status Quo da Pesquisa Brasileira Contemporânea Sobre o Som no Cinema

É com imenso prazer que venho divulgar os resultados da minha dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), intitulada:

OS ESTUDOS DO SOM NO CINEMA: Evolução Quantitativa, Tendências Temáticas e o Perfil da Pesquisa Brasileira Contemporânea sobre o Som Cinematográfico.

Como entusiasta do som no cinema, desde a primeira pesquisa realizada em meu trabalho de conclusão de curso em 2009, denominado O Universo Profissional das Etapas da Produção Sonora Cinematográfica, tive grande dificuldade em encontrar bibliografia especializada sobre o assunto e, portanto, tinha o hábito de afirmar que haviam poucos materiais em língua portuguesa a respeito do universo sonoro no cinema. Não satisfeito, ao continuar a investigação das nuances da literatura da área, e após participar de congressos e encontros de cinema, comecei a perceber a quantidade de trabalhos que existiam, ou que surgiram ao longo dos últimos anos, ou que também estavam sendo realizados. Logo, é a partir dessa dificuldade encontrada na busca pelas referências básicas da monografia citada que surgiu o estímulo para conceber um projeto que organizasse esse material, facilitasse o contato e diminuísse o desgaste da busca de uma bibliografia em língua portuguesa que até então se encontrava dispersa. 

Desta forma, a compreensão do status quo da pesquisa brasileira contemporânea sobre o assunto é fundamental para justificar o rompimento do mito de que o som cinematográfico é pouco estudado no país. E mais, a organização e investigação desse material propicia e facilita o surgimento de novas idéias, pontos de partida, projetos, discussões e análises. Este é portanto um trabalho inédito no Brasil que, através das informações reunidas, proporcionará uma ampla fonte de auxílio para o aperfeiçoamento e maximização do potencial dos estudos nacionais sobre o som no cinema. Para isso, foram selecionados os livros, as teses, as dissertações e os artigos acadêmicos nacionais que contemplam o universo sonoro cinematográfico, publicados no Brasil no período entre os anos 2001 e 2011, e que articulam essencialmente questões que não são específicas da trilha musical. A estrutura metodológica utilizada é a da revisão sistemática.

O primeiro capítulo deste trabalho dedica-se exclusivamente à explicação passo a passo desse método aplicado, o qual parte desde a formulação do problema, até a localização, seleção e avaliação crítica dos estudos, a coleta, análise e apresentação dos dados, a interpretação dos resultados e o aprimoramento da pesquisa.

No segundo capítulo é onde está elaborado o conteúdo principal do trabalho, dividido em três etapas. A primeira é referente à evolução quantitativa do levantamento bibliográfico realizado, listado de acordo com o ano de publicação dos materiais. A segunda etapa explora as tendências temáticas averiguadas entre os trabalhos e, portanto, seus conteúdos estarão melhores expostos e relacionados. E a terceira, relata o perfil dos estudos, focando tanto nos locais onde foram publicados, quanto nos pesquisadores autores.

Devido a grande quantidade de referências, a bibliografia deste trabalho está dividida primeiramente de acordo com os capítulos estipulados. Logo após, está a webgrafia e as bibliografias de apoio. Já os trabalhos inseridos no levantamento bibliográfico da pesquisa brasileira contemporânea sobre o som no cinema estão dispostos nos anexos. Assim, para uma leitura mais proveitosa, sugere-se que o leitor esteja atento a esses anexos que contém a lista dos materiais organizados de acordo com as propostas expostas ao longo do texto.

Para quem se interessar em contribuir para a expansão deste trabalho, por favor entre em contato para informar o surgimento de novos materiais, documentos e pesquisas sobre o som no cinema.

Obrigado!

Bernardo Marquez

AVISO – A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.

Leave a Reply