fbpx
May 29 2011

A Trilha Sonora na Película e o Dolby Stereo

 

Muitas vezes na realidade brasileira o nome “trilha sonora” é confundido ou associado ao conjunto de peças musicais de um produto audiovisual, ou seja, a trilha musical. Acredito que isso de certa forma restringe a compreensão e a reflexão sobre a complexidade e importância da produção sonora como um todo no cinema. Vale ressaltar que a trilha, ou banda sonora, pode ser composta de música, vozes, ruídos de ambiente, ruídos de efeito e ruídos de sala (foley). Ou seja, tudo que é audível no filme. Não esquecendo do silêncio que também é um elemento importante. 

Deixando de lado essa questão cultural… Em relação aos sistemas de distribuição espacial das fontes sonoras, o formato 5.1 é o mais conhecido e é a configuração multicanal quase que padrão nas salas de cinema hoje. Mas o que acho bem curioso é o funcionamento do Dolby Stereo. Tudo bem que com a instauração do cinema digital e o “fim” da película esse sistema ficará obsoleto, mas vale a curiosidade.

Apesar de visualmente na banda sonora o Dolby Stereo estar representado por 2 pistas óticas, ele é um sistema quadrifônico. Ou seja, é codificado de uma forma que na reprodução os sons do filme poderão ser distribuidos em 4 canais (esquerdo, direito, central e surround). O Dolby Stereo (analógico) serve também como um “plano B” para o Dolby Digital 5.1 (5 = esquerdo, direto, central, surround esquerdo e surround direto. 1 = subwoofer). Caso dê algum problema com o sistema digital, o analógico é acionado para que o cinema não fique sem som.

Para saber mais como é feita essa codificação, nesse artigo escrito por José Luiz Sasso tem um tópico chamado “Explicando o funcionamento do sistema Dolby Stereo”:

A Trilha Musical para Filmes com o Som Estereofônico. (por José Luiz Sasso)

Um outro texto legal que fala sobre o desenvolvimento dos sitemas de som no cinema é a transcrição de uma palestra do consultor da Dolby para a América Latina, Carlos Klachquin:

O Som no Cinema. (por Carlos Klachquin)

Leave a Reply