fbpx
May 20 2011

Debate: “O Som no Audiovisual – da Pré a Pós-produção”

Em maio deste ano, na Semana ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), foi realizado um interessante debate: “O Som no Audiovisual – da Pré a Pós produção” com a participação da editora de som Maria Muricy, do diretor de fotografia Nonato Estrela, da coordenadora de pós-produção Silvia Ramos e do profissional de som Jorge Saldanha. A mesa foi coordenada por Carlos Klachquin, consultor da Dolby.

Discutiu-se sobre a produção sonora no audiovisual, as dificuldades dos profissionais de som no cinema brasileiro contemporâneo, a relação entre os profissionais no set, a preparação do set de filmagem, a importância da comunicação entre os profissionais e das reuniões de análise do roteiro, a importância de um pensamento sonoro presente desde o início do projeto, dentre outras questões de extrema relevância para o desenvolvimento da produção cinematográfica brasileira.

Assista o debate da Semana ABC 2011: “O Som no Audiovisual – da Pré a Pós-produção”

Nota 01: tem uma falha no áudio no início da fala do Jorge Saldanha, mas logo é ajustada.
Nota 02: caso o vídeo não apareça, olhar o quadro cinza à esquerda da página: “Ferramentas”. Lá está disponibilizado o plugin necessário para a visualização.

Na mesma linha, o 1˚ Encontro Estadual da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) promoveu a mesa Sonoridades Cinematográficas. Nela apresentei o trabalho: Desafios Sonoros – a finalização de som em “Tropa de Elite 2”.

Para quem interessar assistir a apresentação, está disponível aqui a partir dos 03’50”: Sonoridades Cinematográficas

Em breve pretendo disponibilizar o artigo completo na sessão Artigos aqui do site.

Boa reflexão a todos!

Leave a Reply