fbpx
Jul 12 2013

Dia Mundial da Escuta 2013

The World Listening Day ou o Dia Mundial da Escuta está chegando! É um projeto da organização sem fins lucrativos World Listening Project (WLP) que dedica-se à compreensão do mundo e seus aspectos ambientais, culturais e sociais através de práticas de escuta e gravações de paisagens sonoras. Apoiada pela American Society for Acustic Ecology, a WLP foi fundada em 2008 e convida você a participar na próxima quinta-feira, dia 18 de julho, do Dia Mundial da Escuta 2013.

A intenção é celebrar a prática da escuta e como ela se relaciona com o mundo que nos rodeia, com a consciência ambiental e com a ecologia acústica; aumentar a conscientização sobre questões relacionadas com o Projeto de Paisagem Sonora Mundial (The World Soundscape Project), o Fórum Mundial de Ecologia Acústica, o World Listening Project; e projetar ou implementar iniciativas educacionais que exploram esses conceitos e práticas.

O dia 18 de julho foi escolhido para o Dia Mundial da Escuta pois é o dia do aniversário de Murray Schafer, compositor canadense e um dos fundadores do movimento de Ecologia Acústica. Schafer é diretor do Projeto de Paisagem Sonora Mundial (The World Soundscape Project), e autor de livros como A Afinação do Mundo e O Ouvido Pensante.

 Algumas maneiras de participar:

– Você pode organizar um passeio sonoro ou uma festa com pessoas ou djs tocando gravações de paisagens sonoras.

– Organizar um evento de desempenho que envolve gravações de campo ou outras expressões artísticas que exploram a nossa paisagem sonora e o modo como podemos ouvir o nosso ambiente sonoro.

– Participar de uma forma particular ou solitária, prestando atenção à sua paisagem ou ambiente sonoro.

– Você pode organizar um evento educacional que se relaciona com a ecologia acústica, gravações de campo, ou um tópico similar.

– Você pode contactar organizações que estão participando no Dia Mundial da Escuta para participar com eles.

Vamos então expandir o nosso Ponto de Escuta??

Mais em:   The World Listening Day 2013 

PS: esse texto foi elaborado a partir de traduções de informações encontradas no site do  World Listening Project.

Leave a Reply