fbpx
Apr 29 2014

Introdução ao Desenho de Som

Introducao ao desenho de som

A  Semana ABC 2014 que acontece de 07 a 09 de maio na Cinemateca Brasileira em São Paulo, trás este ano em paralelo à sua programação, um espaço para divulgação e lançamento de livros ligados a área do audiovisual. Em destaque, o lançamento do livro: “Introdução ao Desenho de Som: uma sistematização aplicada na análise do longa-metragem Ensaio sobre a Cegueira” de Debora Opolski.

“O livro apresenta uma reflexão sobre um processo de construção do desenho de som. Estruturado sob a forma de relato de experiência e análise comparativa, discute o processo de criação sonora, levantando a questão da contribuição do desenho de som para o discurso narrativo cinematográfico.

Dividido em duas partes, temos na primeira uma explicação de um processo de edição de som de forma detalhada, discutindo a importância da pós-produção e a influência que esta exerce sobre o modo como o filme é percebido pelo espectador. Apresenta métodos e objetivos para edição de diálogos, foley e efeitos sonoros. 

Na sequência, temos a análise da pós-produção de som do filme Ensaio sobre a Cegueira, nos ambientes nos sound effects, e na música. O leitor encontrará cenas, situações, processos e eventos específicos, em que as técnicas e a aplicabilidade de cada elemento podem ser observadas com detalhes.”

3 Responses to “Introdução ao Desenho de Som”

Leave a Reply