fbpx
May 12 2011

Sincronia: A Claquete e o BIP

A sincronia entre imagens e sons gravados separadamente durante as filmagens é facilitada pela boa e velha claquete. Além de conter detalhes e informações sobre a filmagem, o ato da batida da claquete gera o ponto de referência para o sincronismo. O montador ou seu assistente posicionarão então o áudio da batida captado pelo gravador no frame exato de fechamento da claquete presente na imagem.

Com o material montado que será enviado para a equipe de pós-produção de som “perde-se” essa referência de sincronia. Entra em cena a “claquete” da pós-produção: o famoso BIP de início e fim. Na imagem, a palavra “BIP” é inserida no 48˚ frame anterior ao primeiro frame de imagem útil do filme e no 48˚ frame depois do último frame de imagem útil do filme montado. Já no áudio, o BIP é um sinal da frequência de 1000 Hz (1KHz) a -20 dB de intensidade e com duração exata de um frame.
Esses referenciais são a garantia da sincronização do material audiovisual ao longo do trabalho de pós-produção de imagem e som de um filme. Dois interessantes textos que dão mais dicas e exploram melhor esse assunto são:

“AS PONTAS DE SINCRONISMO DO INÍCIO E DO FINAL DE ROLO” – de José Luiz Sasso.

“Finalização em película 35mm: Passo-a-passo e dicas sobre como preparar seu filme de animação para tê-lo na latinha” – de Ana Luiza Pereira.

Nota: Na edição de som coloca-se o sinal de áudio do BIP em toda as tracks (pistas de áudio) da sessão de trabalho, porém é conveniente deixar apenas o sinal de uma track audível e os demais “mutados” para que não haja uma multiplicação da intensidade sonora gerada pela soma do sinal de 1KHz de cada track.

Leave a Reply