fbpx
Feb 15 2014

Uma sistematização da rotina do profissional do som direto

João Godoy - Som Direto

A prática de captação do som direto ganhou esta semana uma de suas principais referências bibliográficas já escrita em língua portuguesa. Um manual técnico e prático para captação de som direto em produções audiovisuais escrito pelo Técnico de Som Direto e Professor Doutor do curso de Audiovisual da ECA/USP, João Godoy

O texto apresenta uma sistematização da rotina de trabalho do profissional do som direto e suas implicações com as demais áreas técnicas da realização audiovisual.

Como sabemos, som direto é o som captado e registrado em sincronia com as imagens em uma realização audiovisual. O vínculo da captação simultânea entre som e imagem determina os procedimentos de trabalho empregado pelo profissional do som direto.

A fidelidade na representação dos eventos acústicos é compartilhada por diversas áreas profissionais que lidam com a matéria sonora (indústria fonográfica, produção radiofônica, espetáculos musicais, etc.), e a qualidade do som direto é igualmente orientada por esta premissa. Porém, no trabalho realizado pelo som direto os procedimentos empregados estão condicionados à captação simultânea da imagem que, via de regra, determina que os dispositivos de captação estejam fora de quadro, limitando o posicionamento dos microfones. É com esta premissa que se organiza o método de trabalho do som direto.

João Godoy

O manual completo “A Prática de Captação do Som Direto – uma sistematização da rotina do profissional do som direto” encontra-se para download no site Mnemocine ou para consulta em duas partes no site da Associação Brasileira de Cinematografia (Parte 1 e Parte 2).

 

Leave a Reply