fbpx
Feb 27 2012

Premiação de Som no Oscar 2012

 Mixagem de som, mais ou menos a mesma coisa que edição de som…”. Assim disse o crítico de cinema Rubens Ewald Filho apresentando o Oscar 2012 na televisão brasileira. Hoje são quatro os prêmios da AMPAS (Academy os Motion Pictures Arts and Sciences) que contemplam os profissionais de som. São eles: Melhor Canção Original (Best Original Song), Melhor Trilha Musical (Best Original Score), Melhor Edição de Som (Best Sound Editing) e Melhor Mixagem (Best Sound Mixing). Os dois primeiros, mais fáceis de serem compreendidos, não costumam gerar muita polêmica. Inclusive foi no prêmio de Melhor Canção Original que os brasileiros Carlinhos Brown e Sergio Mendes, criadores da música “Real in Rio” da animação Rio de Carlos Saldanha, foram selecionados para concorrer. Agora, qual seria a diferença entre o prêmio de Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem? Ou por que exatamente existem esses dois prêmios de som?

Para Randy Thom, diretor de som da Skywalker Sound, a edição de som é aproximadamente análoga ao que o departamento de arte faz em um filme. Trata-se da montagem de “objetos sonoros” para uso potencial na obra. Já o trabalho de mixagem se assemelha ao do departamento de câmera ou fotografia. Trata-se de descobrir quais desses “objetos sonoros” serão revelados ao público, quais serão destacados ou focados, como a percepção desses objetos será captada pela audiência, etc.

Analogias a parte, o sound designer Tim Nielsen provocou uma discussão pertinente ao escrever recentemente o texto “On the Unification of the Sound Awards” no site DesigningSound.org. Para Tim, a unificação do prêmio de som é importante tanto para apresentar ao público e à Academia uma comunidade de som unificada, quanto para reforçar a ideia de que o trabalho dos profissionais de som em um filme é complementar e com o objetivo comum de criar uma trilha sonora coesa para o filme. Embora existam diferenças entre as etapas de trabalho, a cada dia fica mais difícil conseguir elucidá-las. Principalmente a partir da digitalização dos meios de produção, as fronteiras entre edição de som e mixagem estão cada vez mais se dissolvendo.

De qualquer forma, compreender e valorizar o papel de cada profissional de som é fundamental. No Brasil, nos poucos festivais de cinema que contemplam o som nos filmes, o prêmio é unificado, denomina-se Melhor Som e abrange as etapas de som direto, edição de som e mixagem. Há também o prêmio de Melhor Trilha Sonora referente à música dos filmes.

Por curiosidade, os vencedores dos prêmios de som do Oscar 2012 foram:

Melhor Canção Original: Bret McKenzie por “Man or Muppet”  em Os Muppets.

Melhor Trilha Musical: Ludovic Bource em O Artista.

Melhor Edição de Som: Philip Stockton and Eugene Gearty em A Invenção de Hugo Cabret.

Melhor Mixagem: Tom Fleischman and John Midgley em A Invenção de Hugo Cabret.

Leave a Reply