Nov 22 2015

Operário Criador: dublagem e processos criativos

Mais três vídeos inéditos foram lançados recentemente no Operário Criador. Seguem eles:

Dublagem

“Pouca atenção se dá ao processo de dublagem e ainda existe muito preconceito ao redor do tema. A ferramenta, no entanto, é poderosa e necessária dentro da construção do objeto fílmico.”

Processo Criativo – Parte I

“Do roteiro à mix final, o processo de elaboração do som do filme é coletivo e colaborativo. O desenho de som pode muito bem começar desde o trabalho de mesa do roteiro. Conheça algumas variações deste processo.”

Processo Criativo – Parte II

“A edição de som a partir do ponto de vista do que propõe o material produzido no set, o som direto. Como ouvir, organizar e trabalhar a partir deste material.”

Processo criativo – Parte 2 from Gabriela Cunha on Vimeo.


Nov 10 2015

Ouça o filme!

Curta-metragem muito bacana sobre a importância do som no cinema realizado pelo cineasta e sound designer Fernando Aranha.


Oct 28 2015

Mostra Sonoridade Cinema

sonoridades
De 03 a 15 de novembro acontece na Caixa Cultural Rio a mostra Sonoridade Cinema. O evento tem o objetivo de discutir o papel do som para a construção da linguagem cinematográfica. Ao todo serão 17 filmes, curtas e longas, nacionais e internacionais recentes, além de debates, sessões comentadas e performance ao vivo. Destaque para o encontro “surpresa” com a cineasta Argentina, Lucrecia Martel no dia 04 às 19h na Caixa Cultural Rio.

Abaixo a programação completa da mostra Sonoridade Cinema:
Continue lendo


Sep 9 2015

Catálogo CineMúsica 2015

Está disponível para apreciação e consulta o Catálogo CineMúsica 2015. Catálogo que contém um valioso e histórico material de extrema importância para o desenvolvimento do cinema nacional. Destaque para a transcrição das mesas do II Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro e uma diversidade de informações sobre processos de criação e de trabalhos sonoros em filmes contados pelos especialistas da área.

Boa leitura!

  Catálogo CineMúsica 2015


Sep 9 2015

Síntese do III ENPSCB

III ENPSCB

Nós, participantes do III Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro, reunidos no 9º Festival CineMúsica, de 04 a 07 de setembro de 2015, em Conservatória-RJ, avaliamos as conquistas obtidas desde o primeiro encontro em 2013 e percebemos que:

– A interação entre os convidados promovida nos três anos do Encontro se concretizou criando na experiência de trabalho, fora do festival, uma melhor comunicação entre os profissionais das diferentes etapas de produção sonora dos filmes;
– O papel de educar as novas gerações sobre o som no cinema é fundamental e nossa tarefa. Para tanto, seguiremos inspirados no trabalho pioneiro do consagrado diretor de som Walter Goulart em busca de consolidar nosso conhecimento técnico específico;
– A presença de profissionais de som da América Latina vem se mostrando importante por promover e ampliar o intercâmbio de práticas técnicas e de mercado.


Para o IV Encontro a ser realizado em setembro de 2016, nossa interação com as universidades e cursos de formação técnica será ampliada, assim como nosso esforço para:
– Melhorar a qualidade de exibição no Festival CineMúsica, garantindo a calibragem da sala de exibição dos filmes premiados e a padronização da produção de cópias;
– Ampliar as parcerias para estimular o melhor desempenho de nossos profissionais e incremento da qualidade técnica de nosso parque industrial;
– Dar a continuidade à publicação dos anais dos encontros e de documentos técnicos com a metodologia do fazer sonoro.
Agradecemos mais uma vez as parcerias com o SEBRAE, a DELART, o CTAv e a ROB FILMES.