Jun 17 2015

Assista as mesas da Semana ABC 2015

Já estão disponíveis para visualização online as mesas da Semana ABC 2015 que aconteceu de 13 a 15 de maio na Cinemateca Brasileira em São Paulo. Promovida pela Associação Brasileira de Cinematografia, a Semana ABC é uma oportunidade única no país de reunião de personalidades de diversas áreas do cinema refletindo sobre o seu mercado de trabalho. Proporcionando também debates, conferências, painéis e master classes que contribuem diretamente para o progresso do cinema brasileiro.

Este ano o debate sonoro marcou presença principalmente nas seguintes mesas:

O Som nas Séries de TV“Abordagem dos diferentes aspectos sonoros nas séries de TV – da captação do som direto ao processo de pós-produção e finalização.” Com José Luiz Sasso, Luiz Adelmo Manzano, Rodrigo Meirelles e Armando Torres Jr.

Introdução ao Som no Audiovisual (Séries de TV, Longa, Curta e Documentário) – Leitura do roteiro, escutar o diretor, o que podemos expressar através do som. Todos os sons já estão no Som Direto? Seu uso e problemática. A importância da voz.” Com Tide Borges e Carlos Abbate.

Continue lendo


Apr 23 2015

Semana ABC 2015

semana abc 2015

De 13 a 15 de maio a Associação Brasileira de Cinematografia apresenta a Semana ABC 2015. Com uma programação recheada de conferências, painéis e debates com personalidades de diversas áreas do cinema do Brasil e do exterior, o evento acontece na Cinemateca Brasileira em São Paulo e é aberto ao público com entrada franca.

Este ano, a semana conta com duas mesas dedicadas ao som cinematográfico. São elas:

Dia 14/05, quinta-feira:

10h – O Som nas Séries de TV
Abordagem dos diferentes aspectos sonoros nas séries de TV – da captação do som direto ao processo de pós-produção e finalização.

Participantes confirmados:

José Luiz Sasso (Mixador)
Luiz Adelmo Manzano (Supervisor de Som)
Rodrigo Meirelles (Supervisor Executivo de Áudio)
Armando Torres Jr. (Mixador)

Dia 15 de Maio, sexta-feira

17h – Introdução ao Som no Audiovisual (Séries de TV, Longa, Curta e Documentário)
Leitura do roteiro, escutar o diretor, o que podemos expressar através do som. Todos os sons já estão no Som Direto? Seu uso e problemática. A importância da voz.

Participantes confirmados:

Tide Borges (Técnica de Som)
Carlos Abbate (Diretor de Som)

Continue lendo


Apr 8 2015

II Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

conferencia ruido
Nos dias 27, 28 e 29 de abril, a cidade de São Paulo-SP discute pela segunda vez o combate ao ruído em seu ambiente urbano. A II Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, promovida pela Câmara Municipal de São Paulo e a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), acontece por ocasião do “Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído”, o International Noise Awareness Day (INAD), cuja data oficial neste ano é 30 de abril.

O objetivo do evento é sensibilizar poderes públicos e a sociedade em geral acerca dos impactos negativos causados por ruídos e vibrações sonoras na saúde humana, criando, assim, diretrizes eficazes para atuação legislativa e administrativa. 

O evento é aberto ao público e gratuito, mas as vagas são limitadas e exige o preenchimento de um “formulário de inscrição”.

Confira a programação e mais informações em: II Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

 


Dec 11 2014

Catálogo Cine Música 2014

Está disponível para apreciação e consulta o Catálogo CineMúsica 2014. Catálogo que contém um valioso e histórico material de extrema importância para o desenvolvimento do cinema nacional. Destaque para a transcrição das mesas do I Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro, o texto “Onde foi parar a história do cinema brasileiro?” de Alexandre Sobral sobre a questão atual da restauração do som de filmes, e uma diversidade de informações sobre processos de criação e de trabalhos sonoros em filmes contados pelos especialistas da área.

Boa leitura!

Catálogo CineMúsica 2014


Jul 31 2014

Síntese do I ENPSCB

I e II ENPSCB

Síntese do  I Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro

Nós, participantes do I Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro, estivemos reunidos no 7º Festival CineMúsica, de 5 a 7 de Setembro de 2013, em Conservatória, Rio de Janeiro, em busca de garantir qualidade para a produção e exibição do audiovisual brasileiro nas salas de cinema, festivais nacionais, televisão e em novos formatos.

Destacamos o quanto é fundamental para a qualidade sonora do produto audiovisual que as diversas áreas relacionadas à produção sonora – som direto, edição de som, música e mixagem – tenham contato e sejam bem integradas na preparação e na execução do trabalho desde o início do processo. Portanto, pretendemos estimular práticas mais eficientes e maior integração entre as diversas etapas de trabalho de profissionais da indústria audiovisual a fim de pensarmos o som desde o roteiro à exibição da obra audiovisual.

Estamos conscientes que a dinâmica de produção audiovisual que se instaurou atualmente é pouco favorável à trabalhos de qualidade sonora audiovisual, envolvendo principalmente questões orçamentárias, de cronograma e horas de trabalho.

Constatamos que a formação acadêmica é de fato um caminho que está colocando novos profissionais no mercado e que portanto esse espaço de formação tem que estimular um diálogo mais direto com o mercado.

Compreendemos a importância da preservação do histórico do processo de realização dos filmes que devem estar associadas às empresas e profissionais que atuam na área de som. Buscar alternativas para arquivar e preservar a historia dos próprios filmes.

Defendemos a presença de técnicos de som capacitados para a realização de testes do som dos filmes antes da exibição em salas de cinema, festivais e outros locais de exibição cinematográfica. Devido à má qualidade de projeção de filmes observada atualmente no circuito exibidor brasileiro, evidenciamos a importância deste procedimento e a necessidade dos estabelecimentos permitirem a presença de técnicos de som capacitados, assim como dos produtores exigirem e financiarem estes testes antes das projeções de seus próprios filmes.

Daremos continuidade a este processo no II Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro, a se realizar no 8º Festival Cine Música, em 2014.

Participantes do IENPSCB