Nov 19 2014

Som de Filmes Pernambucano

som pernambucano

Sobre o Coletivo de Som de Pernambuco:

“A idéia inicial do grupo era ser uma Associação de Técnicos de Som. Mas a possibilidade de tornar o grupo de técnicos de som em um Coletivo era mais atraente e menos burocrática, e foi isso que fizemos. O grupo surgiu por volta de 2012, com o objetivo de tornar a categoria de técnicos de som mais unida e forte; para esclarecer e tentar educar o mercado audiovisual quanto as necessidades dos profissionais de som; também para que os profissionais pudessem se conectar para trocar experiências, uma vez que em Pernambuco já acontecia um movimento para formalização do trabalho no cinema local, através da ABD-PE, CANNE, em alguns momentos contando com suporte e consultoria do STIC-RJ.

Hoje, o Coletivo de Som de Pernambuco conta com cerca de 20 profissionais espalhados pelo Brasil, sobretudo no Nordeste. Faz reuniões periódicas e estuda, num futuro próximo, poder promover cursos e oficinas de capacitações para seus integrantes e para o público em geral. Assim como a maioria dos profissionais de som espalhados pelo mundo e que compartilham as mesmas queixas, a perspectiva no futuro é de que técnicos de som e demais profissionais do audiovisual possam conviver “pacificamente” e que haja, pelo menos, conhecimento sobre o métier dos técnicos de som (desde o trabalho do técnico de som direto, passando pelos editores e chegando ao mixador). Para isso, o Coletivo produz material educativo sobre a profissão que são postados no blog. Os textos estão em português para que tenham um maior alcance entre os brasileiros que fazem parte do universo audiovisual (especialmente produtores e diretores de cinema).”

Por Catarina Apolonio.

 


Mar 11 2014

JLS Facilidades Sonoras

LOGO JLS - POSITIVO MATRIZ TIFF

Artesãos do Som agora conta com o apoio da JLS Facilidades Sonoras. O Estúdio JLS, nome fantasia da JLS Facilidades Sonoras, fundado em junho de 1993, é uma das principais empresas de finalização sonora de filmes do Brasil e tem como seu Diretor, José Luiz Sasso, um profissional com mais de 45 anos de experiência em áudio para cinema, o que o coloca em paralelo com parte da própria história da evolução técnica e criativa do som no Cinema Brasileiro.

Conheça mais sobre a JLS: Estúdio JLS