Apr 10 2014

I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, a cidade de São Paulo-SP discute pela primeira vez o combate ao ruído em seu ambiente urbano. A I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, promovida pela Câmara Municipal de São Paulo e a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), acontece por ocasião do “Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído”, o International Noise Awareness Day (INAD), cuja data oficial neste ano é 30 de abril.

O objetivo do evento é sensibilizar poderes públicos e a sociedade em geral acerca dos impactos negativos causados por ruídos e vibrações sonoras na saúde humana, criando, assim, diretrizes eficazes para atuação legislativa e administrativa. 

O evento é aberto ao público e gratuito, mas as vagas são limitadas e exige o preenchimento de um “formulário de inscrição”.

Confira a programação e mais informações em: I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

 


Apr 5 2014

Semana ABC 2014

Semana ABC 2014

De 07 a 09 de maio a Associação Brasileira de Cinematografia apresenta a Semana ABC 2014. Com uma programação recheada de conferências, painéis e debates com personalidades de diversas áreas do cinema do Brasil e do exterior, o evento acontece na Cinemateca Brasileira em São Paulo e é aberto ao público com entrada franca.

Este ano, a semana conta com duas mesas dedicadas ao som cinematográfico reunidas no primeiro dia do evento. São elas:

Dia 07/05, quarta-feira:

9h30 Mesa 1
“Médoto de trabalho do som direto – Os procedimentos de trabalho empregados no captação do som direto na era do digital multipista: tradição e ruptura”.

Participantes:
João Godoy - Técnico de Som Direto e professor do curso de Audiovisual da ECA/USP.
Debora Opolski - Editora de Diálogos
Willem Dias - Montador
Mediação: Tide Borges, ABC – Técnica de Som Direto e professora do curso de cinema da FAAP.

18:30 Mesa 4
“A Sonoridade dos filmes brasileiros  atuais”. 

Participantes:
Virgínia Flores - Montadora e Editora de Som
Eduardo Santos Mendes – Projetista de Som e professor do curso de Audiovisual da ECA/USP.
Fernando Henna - Editor de Som
Daniel Turini - Editor de Som
Mediação: Luiz Adelmo Manzano - Supervisor de Som

Confira a programação completa do evento: Semana ABC 2014


Jan 26 2014

As Nuances da Voz

O curta-metragem “As Nuances da Voz(Gérard Corbiau, 2014) foi apresentado na 11ª Semana do Som na França, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a escala de decibéis e, em particular, sobre a dinâmica do som nas salas de cinema. Este foi o segundo filme co-produzido pela Semana do Som com fins educacionais. Em 2013 foi a vez do curta-metragem “Cinco ponto hein?” que sensibilizou o publico em relação à espacialização sonora das salas.

PS: Os níveis de ruído mostrados no filme são os que você ouve em uma sala de cinema e não nos alto-falantes de um computador.

Mais informações: 11ª Semana do Som


Oct 16 2013

Status Quo da Pesquisa Brasileira Contemporânea Sobre o Som no Cinema

É com imenso prazer que venho divulgar os resultados da minha dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), intitulada:

OS ESTUDOS DO SOM NO CINEMA: Evolução Quantitativa, Tendências Temáticas e o Perfil da Pesquisa Brasileira Contemporânea sobre o Som Cinematográfico.

Como entusiasta do som no cinema, desde a primeira pesquisa realizada em meu trabalho de conclusão de curso em 2009, denominado O Universo Profissional das Etapas da Produção Sonora Cinematográfica, tive grande dificuldade em encontrar bibliografia especializada sobre o assunto e, portanto, tinha o hábito de afirmar que haviam poucos materiais em língua portuguesa a respeito do universo sonoro no cinema. Não satisfeito, ao continuar a investigação das nuances da literatura da área, e após participar de congressos e encontros de cinema, comecei a perceber a quantidade de trabalhos que existiam, ou que surgiram ao longo dos últimos anos, ou que também estavam sendo realizados. Logo, é a partir dessa dificuldade encontrada na busca pelas referências básicas da monografia citada que surgiu o estímulo para conceber um projeto que organizasse esse material, facilitasse o contato e diminuísse o desgaste da busca de uma bibliografia em língua portuguesa que até então se encontrava dispersa. 

Continue lendo


Oct 5 2013

Operário Criador: o laboratório de Dexter

“Soluções criativas, pensamento fora da caixinha e truques da profissão neste episódio do Operário Criador. Beto Ferraz conta suas aventuras sonoras no laboratório do Dexter.”

Mais em: Som de Filmes