Apr 15 2016

Semana ABC 2016

semana abc

De 11 a 13 de maio a Associação Brasileira de Cinematografia apresenta a Semana ABC 2016. Com uma programação recheada de conferências, painéis e debates com personalidades de diversas áreas do cinema do Brasil e do exterior, o evento acontece na Cinemateca Brasileira em São Paulo e é aberto ao público com entrada franca.

Este ano, a semana conta com duas mesas com representação sonora. São elas:

Dia 11/05, quarta-feira:

18h30 – Som
Práticas e tendências de equipamentos na captação de som (a nova realidade de séries de TV).

Participantes confirmados:
Carlos Klachquin (Engenheiro Consultor para Serviços de Conteúdo)
Luís Rovai (Técnico de som)
Luiz Adelmo Manzano (Supervisor de Som)
Tide Borges (Técnica de Som)

Dia 13/05, sexta-feira:

13h45 – Educação – as instituições de cinema e os estudantes
O papel das instituições e organizações de cinema na formação dos estudantes. Os desafios para manter a qualidade do cinema, valorizando a sua história e aproveitando as ferramentas do digital.”

Participantes confirmados:
André Fratti Costa (Professsor)
André Moncaio (Professor)
Martin Eikmeier (Coordenador do Curso Filmworks da AIC)
Regina Dias (Montadora)
Tide Borges (Técnica de Som e professora da FAAP)


Oct 28 2015

Mostra Sonoridade Cinema

sonoridades
De 03 a 15 de novembro acontece na Caixa Cultural Rio a mostra Sonoridade Cinema. O evento tem o objetivo de discutir o papel do som para a construção da linguagem cinematográfica. Ao todo serão 17 filmes, curtas e longas, nacionais e internacionais recentes, além de debates, sessões comentadas e performance ao vivo. Destaque para o encontro “surpresa” com a cineasta Argentina, Lucrecia Martel no dia 04 às 19h na Caixa Cultural Rio.

Abaixo a programação completa da mostra Sonoridade Cinema:
Continue lendo


Aug 10 2015

III Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro

IIIENPSCB

Dos dias 04 a 07 de setembro acontece na cidade de Conservatória-RJ o III Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro. O evento tem como objetivo principal contribuir para uma maior integração entre os profissionais do som do cinema nacional. Vinculado ao 9º Cine Música – Festival de Cinema de Conservatória, é uma oportunidade para a valorização das atividades relacionadas ao universo sonoro cinematográfico do país, se tornando também um novo espaço para a reflexão e debate de questões referentes ao mercado de realização audiovisual, ao ensino e à pesquisa do som do cinema no Brasil. O encontro é composto por mesas de discussão, palestras e oficina que complementam a programação do Cine Música, único festival de cinema do país dedicado exclusivamente à trilha sonora dos filmes.

O evento é aberto ao público com entrada franca!

Programação 2015 III ENPSCB:

04 DE SETEMBRO – Sexta-feira

  • 14h – 16h: Personalidade Sonora: Victor Raposeiro
  • 16h – 18h: Convidado Internacional: Carlos Klachquin com a palestra “Mixagem orientada a objetos e a implementação do sistema Atmos”

05 DE SETEMBRO – Sábado

06 DE SETEMBRO – Domingo

  • 09h-12h: Oficina de Foley (Parte II) com Guta Roim, Felipe Marques, Christian Vaisz, Rosana Stefanoni e Renato Galimberti.
  • 14h – 16h: Homenagem a Hernani Heffner.
  • 18h: Plenária III ENPSCB.

 

 


Aug 6 2015

FESTIVAL “TRILHA SONORA”

festival trilha sonora
O 1º Festival TRILHA SONORA ressalta o papel do som em grandes produções do Cinema. A programação é gratuita e reúne desde clássicos, como o filme “Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, até produções recentes. A música é a linguagem artística destacada no 1º Festival TRILHA SONORA, que acontece em Brasília, entre os dias 7 e 11 de agosto de 2015. O público poderá assistir a uma seleção de filmes célebres pelas canções, além de participar de um bate-papo sobre trilha sonora com o vocalista da banda Plebe Rude, Philippe Seabra, premiado pela composição da trilha do filme “Faroeste Caboclo”. Também terá a oportunidade de acompanhar uma sessão do filme mudo “Carlitos Policial” (1916), com trilha sonora executada ao piano.

A sessão de abertura presta homenagem a Brasília com o documentário “Mobília em Casa”, do diretor José Eduardo Belmonte. A banda Móveis Coloniais de Acaju fará comentários sobre o filme logo após a exibição. E no domingo (09), Dia dos Pais, o filme O Garoto (1921), de Charlie Chaplin, comemora a data. Pais e filhos que comparecerem juntos à sessão ganharão brindes. O primeiro festival de Brasília dedicado à trilha sonora é uma iniciativa do compositor e sonoplasta Gabriel Pinheiro, que também assina a curadoria do evento. A produção fica a cargo da Cambada Filmes.


Apr 8 2015

II Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

conferencia ruido
Nos dias 27, 28 e 29 de abril, a cidade de São Paulo-SP discute pela segunda vez o combate ao ruído em seu ambiente urbano. A II Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, promovida pela Câmara Municipal de São Paulo e a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), acontece por ocasião do “Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído”, o International Noise Awareness Day (INAD), cuja data oficial neste ano é 30 de abril.

O objetivo do evento é sensibilizar poderes públicos e a sociedade em geral acerca dos impactos negativos causados por ruídos e vibrações sonoras na saúde humana, criando, assim, diretrizes eficazes para atuação legislativa e administrativa. 

O evento é aberto ao público e gratuito, mas as vagas são limitadas e exige o preenchimento de um “formulário de inscrição”.

Confira a programação e mais informações em: II Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora