Aug 26 2014

8º Festival CineMúsica

8º Festival CineMúsica
De 04 a 07 de setembro acontece na cidade de Conservatória-RJ o 8º Cine Música – Festival de Cinema de Conservatória, único festival de cinema do país dedicado exclusivamente à trilha sonora dos filmes. O tema deste ano é forró e o evento é aberto ao público com entrada franca!

Lembrando que o festival também recebe este ano o II Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro.

Segue a lista dos filmes e profissionais premiados do 8º Festival Cine Música:

Troféu CineMúsica

Melhor Som:São Silvestre” (premiados: Lina Chamie, Eduardo Santos Mendes, Luiz Adelmo Manzano, Tide Borges, Rene Brasil, Louis Robin, Eric Ribeiro Christani, Luiz Fernandes e Ricardo Farias)

Melhor Som Direto: Serra Pelada” (premiados: João Godoy, Marcelo Raposo e Ubiratan da Silva – Bira)

Melhor Mixagem e Melhor Ruído de Sala (foley):Tatuagem” (premiados: Ricardo Cutz, Felipe Burger Marques e Renato Galimberti)

Melhor Desenho de Som:Praia do Futuro” (premiado: Waldir Xavier)

Melhor Edição de Som:Morro dos Prazeres” (premiado: Bernardo Uzeda)

Melhor Efeitos Sonoros:Rio Corrente” (premiado: Ricardo Reis Chuí)

Melhor Música Original: O Menino e O Mundo” (premiados: Ruben Feffer e Gustavo Kurlat)

Melhor Canção:Quando eu Era Vivo” (premiados: Marco Dutra e Caetano Gotardo)

Melhor Seleção Musical:Exilados do Vulcão” (premiado: Fábio Andrade)

Melhor Direção de Dublagem:Doce Amianto” (premiados: Guto Parente e Érico Paiva)

Troféu Curta Light

Melhor Som: ”9493″ (premiado: Marcellus L.)

Melhor Desenho de Som: ”Deixem Diana em Paz” (premiados: Carlos Montenegro e Cláudio Nascimento)

Melhor Som Direto: ”Todos Esses Dias em que Sou Estrangeiro” (premiado: Evandro Lima)

Confira também a programação completa do 8º Festival Cine Música: Programação Completa do 8º Festival CineMúsica


Aug 17 2014

II Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro

II Encontro

Nos dias 05 e 06 de setembro acontece na cidade de Conservatória-RJ o II Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro. O evento tem como objetivo principal contribuir para uma maior integração entre os profissionais do som do cinema nacional. Vinculado ao 8º Cine Música – Festival de Cinema de Conservatória, é uma oportunidade para a valorização das atividades relacionadas ao universo sonoro cinematográfico do país, se tornando também um novo espaço para a reflexão e debate de questões referentes ao mercado de realização audiovisual, ao ensino e à pesquisa do som do cinema no Brasil. O encontro é composto por mesas de discussão, palestras e oficina que complementam a programação do Cine Música, único festival de cinema do país dedicado exclusivamente à trilha sonora dos filmes. Este ano a novidade é também a participação de dois convidados internacionais que discorrerão sobre o som no cinema da América Latina.

O evento é aberto ao público com entrada franca!

Programação 2014 II ENPSCB:

Local – Hotel Rochedo 

05 DE SETEMBRO – Sexta feira

06 DE SETEMBRO – Sábado

 


Jun 15 2014

Em Alto e Bom Som

em alto e bom som

Em Alto e Bom Som é uma série de tv de quatro episódios que investigou a trajetória do som no cinema brasileiro. Com direção e apresentação de Simone Zuccolotto, foi transmitida em 2013 no Canal Brasil. Apesar dos programas completos não estarem disponíveis online, trechos interessantes podem ser conferidos nos links abaixo:


Apr 29 2014

Introdução ao Desenho de Som

Introducao ao desenho de som

A  Semana ABC 2014 que acontece de 07 a 09 de maio na Cinemateca Brasileira em São Paulo, trás este ano em paralelo à sua programação, um espaço para divulgação e lançamento de livros ligados a área do audiovisual. Em destaque, o lançamento do livro: “Introdução ao Desenho de Som: uma sistematização aplicada na análise do longa-metragem Ensaio sobre a Cegueira” de Debora Opolski.

“O livro apresenta uma reflexão sobre um processo de construção do desenho de som. Estruturado sob a forma de relato de experiência e análise comparativa, discute o processo de criação sonora, levantando a questão da contribuição do desenho de som para o discurso narrativo cinematográfico.

Dividido em duas partes, temos na primeira uma explicação de um processo de edição de som de forma detalhada, discutindo a importância da pós-produção e a influência que esta exerce sobre o modo como o filme é percebido pelo espectador. Apresenta métodos e objetivos para edição de diálogos, foley e efeitos sonoros. 

Na sequência, temos a análise da pós-produção de som do filme Ensaio sobre a Cegueira, nos ambientes nos sound effects, e na música. O leitor encontrará cenas, situações, processos e eventos específicos, em que as técnicas e a aplicabilidade de cada elemento podem ser observadas com detalhes.”


Apr 10 2014

I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, a cidade de São Paulo-SP discute pela primeira vez o combate ao ruído em seu ambiente urbano. A I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, promovida pela Câmara Municipal de São Paulo e a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), acontece por ocasião do “Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído”, o International Noise Awareness Day (INAD), cuja data oficial neste ano é 30 de abril.

O objetivo do evento é sensibilizar poderes públicos e a sociedade em geral acerca dos impactos negativos causados por ruídos e vibrações sonoras na saúde humana, criando, assim, diretrizes eficazes para atuação legislativa e administrativa. 

O evento é aberto ao público e gratuito, mas as vagas são limitadas e exige o preenchimento de um “formulário de inscrição”.

Confira a programação e mais informações em: I Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora