Dec 1 2016

Uma outra escuta do filme “O Som ao Redor”

som-ao-redor-2

Está disponibilizado para leitura e referência bibliográfica a dissertação de mestradoProcessos ao redor: uma discussão entre técnica e estética a partir de uma outra escuta do filme O som ao redor, de Léo Bortolin, defendida em agosto de 2016 pelo programa Multimeios, da Unicamp.

Num primeiro momento a entender qual o real papel do sound design num filme, essa nova expressão sonora que vem ganhando destaque e grande importância à narrativa fílmica, fomos induzidos a refletir o desenho de som do longa metragem brasileiroO Som ao Redor (2012), do diretor Kleber Mendonça Filho. Tudo isso surge pelo grande interesse do som no cinema, estimulado a fortalecer a valorização desse campo, pensar melhor suas articulações e assim trazer esse apanhado a prática cinematográfica, suportes necessários as iniciativas criativas. E foi justamente durante essa pesquisa que assinei a direção de som de dois filmes com uso instigante da narrativa sonora e com elementos expressivos para a melhor percepção fílmica, o curta Command Action (2015) vencedor de dois prêmios de Melhor Som (48° Festival do Cinema Brasileiro de Brasília e no 8° Curta Taquary – Festival Internacional de Curta Metragem – PE) e o curta A moça que dançou com o Diabo (2016), ganhador da “Menção especial do Júri” na competitiva Palme d’Or do Festival de Cannes, entre outros prêmios.

Continue lendo


Oct 31 2016

Entrevista com Vasco Pimentel, diretor de som Português

vasco

Durante a 40ª Mostra de São Paulo, Vasco Pimentel aos 59 anos, mais da metade deles dedicados a trabalhar com o som em filmes de diretores como Manoel de Oliveira, Raúl Ruiz, Wim Wenders, Werner Schroeter, João César Monteiro e Teresa Villaverde, concedeu uma interessantíssima entrevista exclusiva para Adriano Garrett do portal cinematográfico Cine Festivais.

Na entrevista, Vasco Pimentel falou com abrangência sobre trajetória, profissão, visão de mundo, relação com o Brasil, entre outras coisas.

Confira a entrevista na íntegra: “Não consigo parar de remixar o mundo” conta o diretor de som Vasco Pimentel.

 


Sep 1 2016

IV Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema

MAIL MKT JPG

Nos dias 09 e 10 de setembro acontece na cidade de Conservatória-RJ o IV Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema.

Convocamos os parceiros de longa data e também novos interessados para participar. O ano de 2016 é definitivo para compreendermos se este será o último ENPSC ou o primeiro de uma nova fase. O momento é auspicioso. É tempo de criar novas formas de atuação para o movimento do som no cinema assim como para vários fatores no mundo. O Encontro é de toda uma classe, para toda esta classe.

Programação* 2016 IV ENPSC: Continue lendo


Aug 3 2016

Dossiê – o som no audiovisual

som

A REBECA – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, uma publicação da SOCINE, lançou recentemente um dossiê dedicado ao Som no Audiovisual editado pelos pesquisadores Fernando Morais da Costa (UFF) e Rodrigo Carreiro (UFPE). Destaque para a entrevista com a pesquisadora americana Claudia Gorbman, um dos pilares teóricos da área, e com os profissionais de som Midge Costin e Douglas Vaughan hoje professores da USC – University of Southern California

Confira os textos do dossiê na íntegra: REBECA 9 (v.5 n.1 2016)


Jun 10 2016

JISMA: Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual

jisma

“Com o objetivo de congregar pesquisadores nos campos da Música, Cinema e Comunicação Social e divulgar o crescente conhecimento em torno das relações que se desenvolvem entre essas áreas, a Cinemateca do MAM abrigará a I Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual de 15 a 17 de junho no Rio de Janeiro, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenada por Rodolfo Caesar, Luiza Alvim, Alexandre Brasil e Joice Scavone. Serão nove mesas-redondas com apresentações de trabalhos acadêmicos em torno das relações e confluências entre a música, a criação sonora e a expressão audiovisual.”

Programação completa:

Continue lendo