Sep 1 2016

IV Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema

MAIL MKT JPG

Nos dias 09 e 10 de setembro acontece na cidade de Conservatória-RJ o IV Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema Brasileiro.

Convocamos os parceiros de longa data e também novos interessados para participar. O ano de 2016 é definitivo para compreendermos se este será o último ENPSC ou o primeiro de uma nova fase. O momento é auspicioso. É tempo de criar novas formas de atuação para o movimento do som no cinema assim como para vários fatores no mundo. O Encontro é de toda uma classe, para toda esta classe.

Programação* 2016 IV ENPSC:
Dia 09/09 – Sexta-feira

14h-16h: Mesa 01 “O Som Direto no Audiovisual Brasileiro Contemporâneo: entre a criatividade e a técnica”. Com Márcio Câmara, João Godoy e Paulo Ricardo Nunes.

16h-16h30: Lançamento do livro “Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história” de Márcio Câmara.
*valor do livro R$40,00 (compra apenas em espécie)

16h30-18h30: Mesa 02 “O som na dramaturgia da TV Globo – estudo de caso Liberdade Liberdade”. Com Rodrigo Meirelles, Luiz Kruszielski, Claudio Valdetaro e Sacha Amback.

Dia 10/09 – Sábado

14h-14h30: Apresentação da Avid.

14h30-17h30: Mesa 03 “Administração Sonora: o business da pós produção de som no audiovisual”. Com Ricardo Cutz, José Luiz Sasso, Daniel Turini, Rodrigo Noronha e Armando Torres Jr.

17h30-19h30: Plenária

Local: Hotel Rochedo

*Programação gratuita, aberta ao público.

Mais informações pelo email: encontro.cinemusica@gmail.com

Evento no facebook:
https://www.facebook.com/events/155024874932784/


Aug 3 2016

Dossiê – o som no audiovisual

som

A REBECA – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, uma publicação da SOCINE, lançou recentemente um dossiê dedicado ao Som no Audiovisual editado pelos pesquisadores Fernando Morais da Costa (UFF) e Rodrigo Carreiro (UFPE). Destaque para a entrevista com a pesquisadora americana Claudia Gorbman, um dos pilares teóricos da área, e com os profissionais de som Midge Costin e Douglas Vaughan hoje professores da USC – University of Southern California

Confira os textos do dossiê na íntegra: REBECA 9 (v.5 n.1 2016)


Jun 10 2016

JISMA: Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual

jisma

“Com o objetivo de congregar pesquisadores nos campos da Música, Cinema e Comunicação Social e divulgar o crescente conhecimento em torno das relações que se desenvolvem entre essas áreas, a Cinemateca do MAM abrigará a I Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual de 15 a 17 de junho no Rio de Janeiro, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenada por Rodolfo Caesar, Luiza Alvim, Alexandre Brasil e Joice Scavone. Serão nove mesas-redondas com apresentações de trabalhos acadêmicos em torno das relações e confluências entre a música, a criação sonora e a expressão audiovisual.”

Programação completa:

Continue lendo


May 10 2016

Estudos do Som na América Latina

imofagia

A edição de abril (número 13, 2016) da Imagofagia, conceituada revista da AsAECA (Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual) está no ar e com uma ótima novidade: o dossiê “Estudos do Som na América Latina“. O editorial é o por conta de Suzana Reck (Professora do Departamento de Artes e Comunicação – DAC – e do Programa de Pós-Graduação de Imagem e Som – PPGIS -, ambos da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar) e de Virginia Flores (Professora no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade da Integração Latino Americana – UNILA -, montadora e editora de som, autora do livro O cinema, uma arte sonora, Rio de Janeiro: Annablume, 2013).


Nov 22 2015

Operário Criador: dublagem e processos criativos

Mais três vídeos inéditos foram lançados recentemente no Operário Criador. Seguem eles:

Dublagem

“Pouca atenção se dá ao processo de dublagem e ainda existe muito preconceito ao redor do tema. A ferramenta, no entanto, é poderosa e necessária dentro da construção do objeto fílmico.”

Processo Criativo – Parte I

“Do roteiro à mix final, o processo de elaboração do som do filme é coletivo e colaborativo. O desenho de som pode muito bem começar desde o trabalho de mesa do roteiro. Conheça algumas variações deste processo.”

Processo Criativo – Parte II

“A edição de som a partir do ponto de vista do que propõe o material produzido no set, o som direto. Como ouvir, organizar e trabalhar a partir deste material.”

Processo criativo – Parte 2 from Gabriela Cunha on Vimeo.