Apr
3
2018

Caros profissionais de som, professores, pesquisadores, estudantes e interessados no universo sonoro do cinema brasileiro, chegou a hora de dividir com vocês de forma distribuída, os custos da plataforma inerentes à nossa existência!
Com 7 anos de estrada, sendo ainda considerada “uma das melhores fontes de pesquisa em língua portuguesa sobre o universo sonoro do cinema”, o portal educativo Artesãos do Som precisa de sua ajuda para continuar existindo! Acreditamos que há um material rico, importante e digno de ser preservado.
Nos últimos anos, quem financiou os custos básicos do site (hospedagem e domínio) foram os queridos parceiros José Luiz Sasso (JLS Facilidades Sonoras) e a dupla Daniel Turini e Fernando Henna (Confraria de Sons & Charutos). Somos muito gratos a eles! Agora sentimos que é justo compartilhar de forma coletiva este humilde custo com quem faz uso da plataforma e seu conteúdo.
Este valor é para garantir os próximos 3 anos de trabalho no Artesãos do Som, incluindo também os custos de Hospedagem e Domínio (valor que inclui as taxas cobradas pela plataforma de crowdfunding utilizada).
Portanto, sinta o quanto vale pra você preservar esta história e garantir que ela continue sendo escrita nos próximos anos!
Contamos com o seu apoio e vida longa ao ARTESÃOS DO SOM!

Dec
17
2017

A valorização das atividades relacionadas ao trabalho com o som no audiovisual e o fortalecimento da identidade sonora do cinema nacional é um objetivo de muitos dos que escolheram se especializar na arte e técnica de trabalho com o som no cinema. Especificidade essa que há anos enfrenta inúmeros desafios em busca de melhorias nos padrões de conduta profissional, de excelência técnica na produção cinematográfica do país e de mais espaços qualificados para a formação de novos profissionais da área. Se o som está em foco, é uma grande oportunidade de conhecer algumas iniciativas contemporâneas de aprimoramento e integração inerentes à classe.
Continue lendo
Oct
16
2017

De 03 a 05 de novembro acontece em Conservatória-RJ o V Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema. Em 2017, o Festival CineMúsica e o ENPSC criam um novo formato para homenagear as mulheres profissionais de som do cinema brasileiro. A oportunidade é dar visibilidade e proporcionar união das mulheres profissionais da área, contribuindo para o estímulo à formação técnica de novas profissionais, melhores condições salariais e respeito às particularidades femininas. O respeito ao feminino no mercado de trabalho é um tema em destaque na atualidade e articula as mulheres em relação ao poder de participação social delas na luta pelos seus direitos.
PROGRAMAÇÃO
Hotel Rochedo
Dia 03/11 – Sexta-feira
14h-15h30: Personalidade Sonora 2017: Conversa com Maria Muricy, editora de som cinematográfico
15h30-16h: Lançamento de livros
16h-18h: Grupo de Trabalho Associações Sonoras.
Dia 04/11 – Sábado
14h-16h: Masterclass Miriam Biderman.
16h-18h: Plenária V ENPSC
Cine Milímetro
Dia 04/11 – Sábado
10h-13h: oficina de formação para mulheres Assistentes de Som Direto, com Andressa Clain (Inscrições através do email oficina.enpsc@gmail.com)
Dia 05/11 – Domingo
10h-13h: oficina de formação para mulheres Assistentes de Som Direto, com Andressa Clain (Inscrições através do email oficina.enpsc@gmail.com)
Oct
9
2017
“Acho que entra muito nessa formação de pensar os ambientes como definição do espaço sonoro e de isso ser muito ligado a toda minha trajetória pela edição de imagem, valor de plano, decupagem, como decupar o som dentro de uma sequência, não é um ambiente só numa sequência inteira. Então é toda essa interação que vem muito pela montagem e pela dramaturgia.”
Waldir Xavier
- PROCESSO DE REALIZAÇÃO – NO QUARTO DE VANDA

No quarto de Vanda (2000) de Pedro Costa.
Guilherme Farkas: Comente um pouco sobre o processo do No Quarto de Vanda (2000) do Pedro Costa. Como você já adiantou na crítica da Cahiers du Cinema que foi abordado o som, neste filme o som tem um papel super importante. Cria espaço, cria angústia, cria conflito. Se quiser falar um pouco da sua relação com o Pedro Costa…
Continue lendo
Oct
3
2017

“Então é toda essa interação que vem muito pela montagem e pela dramaturgia. Acredito muito nessa experiência sensorial, da importância do som como experiência física, afetiva, hipnótica, não mensurável e não controlável… Aí é realmente onde eu tenho mais prazer no trabalho de concepção de som.”
Waldir Xavier
- PERCURSO
Guilherme Farkas – como foi sua formação e percurso em cinema?
Waldir Xavier – Você falou sobre percurso… Eu fui por várias áreas na verdade. Sendo mais direto, em termos de faculdade eu fiz jornalismo, comunicação. Mas quando eu fiz comunicação já era pensando um pouco em cinema. Eu entrei na faculdade em 1986 mas já meio pensando em cinema. Na minha época funcionava assim, Cinema era dentro de comunicação social, podendo ser jornalismo, publicidade ou cinema. E cinema era só na UFF e eu passei na UFRJ.
Continue lendo