fbpx
Jan 16 2020

Apocalypse Now e os 40 anos de história do sound design no cinema

Em 2019 uma das produções cinematográficas mais emblemáticas da historia, e que se tornou um marco sonoro no audiovisual, completou 40 anos de lançamento. O filme se tornou uma lenda, e sua trilha sonora mudou para sempre a maneira que pensamos sobre o som em filmes. Foi em Apocalypse Now que surgiu pela primeira vez nos créditos de um filme o título do profissional Sound Designer graças ao pioneirismo de Walter Murch.

Randy Thom comenta: “Se tanta energia e experimentação já foram colocadas no desenho de som e mixagem de algum filme como em Apocalypse Now, eu não estou ciente disso. Essa experiência foi base para tudo o que fiz desde então. Agradeço a Walter Murch e a todos os meus outros amigos que trabalharam em Apocalypse Now por iniciar minha carreira sonora no cinema da melhor maneira possível. Adorei cada minuto que trabalhei nele.”

Da esquerda para direita temos: Randy Thom ao fundo, Mark Berger, Richard Beggs e Walter Murch mixando Apocalypse Now em um pequeno estúdio na Pacific Avenue em San Francisco.

Abaixo você confere uma foto tirada ao final da mixagem do filme. Randy Thom lembra: “Pelo menos 35 pessoas adicionais trabalharam na edição de som em Apocalypse Now, mas acho que essa fotografia foi tirada no final da mixagem, depois que muitas delas não estavam mais no projeto … além disso, a sala de mixagem era tão pequena que muitas pessoas nunca se encaixariam dentro dele. Observe como o console de mixagem é pequeno. Acredite ou não, esse foi o console da mix final. Este foi o “palco de dublagem” na Pacific Ave. em São Francisco, a cerca de 90 metros a leste do Sentinel Building. O prédio em que esta sala estava agora é escritório de advogados.”

Walter Murch na frente direita, Mark Berger na frente e Richard Beggs na esquerda. Randy Thom é o de óculos, atrás do Walter Murch. Andy Moore está ao meu lado.

Abaixo você confere a abertura do filme que trás um gostinho da força do som na construção audiovisual da obra.

Créditos: Randy Thom blog

One Response to “Apocalypse Now e os 40 anos de história do sound design no cinema”

  • Flávio Cândido da Silva Says:

    Ei, senhores (e senhoras) do som! Que tal dar uma olhada em Passageiro, Profissão Repórter, de 1975 (quatro anos antes) e ver um verdadeiro desenho de som (direto), sem utilização de tecnologia de ponta? Heim?

Leave a Reply