Feb 18 2017

Foley no Brasil

foley brasil 

Olá! Sou Rosana Stefanoni, editora de som formada pela ECA-USP, e a convite do Artesãos do Som apresento aqui a minha dissertação de mestrado “Foley no Brasil“, de 2014, que está disponível para download logo abaixo.

A intenção ao escrevê-la era fazer um retrato do mercado de foley nacional, entrevistando personagens importantes daquele momento (2012-2014) e reconstruindo parte de sua evolução no país. Após apenas 3 anos, algumas (muitas) coisas mudaram, e acredito que esse registro segue sendo importante pra que a história não se perca. Por ter sido artista de foley de 2008 a 2012, escrevi esse texto com muita base na prática, apresentando uma visão “de dentro” da profissão, tendo como objetivo mostrar, para quem se interessa por som de cinema, um pouco do que é o Foley no Brasil
 
O material extra que disponibilizo é um tesouro em si. Ele contém a íntegra das entrevistas que fiz com figuras importantes dessa história, sendo elas: José Luiz Sasso, Alessandro Laroca, Miriam Biderman, Luiz Adelmo, Kiko Ferraz, Guta Roim, Felipe Burger, Renato Galimberti, Roger Hands e Ricardo Reis.

Dec 10 2016

Teste de Projeção: oficina para técnicos de som visando a qualidade de projeção

Quer sentir o que se passa no ENPSC?

No site do Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema ou no canal do youtube ENPSC você pode acompanhar várias palestras e oficinas que aconteceram nas IV edições do Encontro. Em especial o workshop “Teste de Projeção: oficina para técnicos de som visando a qualidade de projeção” com Kiko Ferraz e participação especial de Carlos Klachquin, e outros feras do som do cinema nacional!

Acesse, aproveite e ajude a disseminar este conhecimento!

 


Aug 16 2016

Homenagem a mesa “Cinemix” do Estúdio JLS Facilidades Sonoras

“Aqui está um pequeno vídeo onde homenageio a mesa “Cinemix”. O primeiro console analógico 5.1 que importei em 1998 para mixar filmes no formato Dolby Digital 5.1, aqui no Estúdio JLS. Não poderia deixar de homenagear também os amigos, Carlos Klachquin, Robert Warren e Rui Nakano que tanto ajudaram e contribuiram para que eu pudesse realizar aquele feito! Abraços a todos”

por José Luiz Sasso


Jun 19 2016

O Secreto Mundo do Foley!

“Testemunhe a magia do cinema através de uma viagem para o pouco conhecido mundo dos artistas de Foley, que trazem vida para os filmes com seus efeitos sonoros perfeitamente cronometrados.”

The Secret World of Foley from Short of the Week.


Nov 22 2015

Operário Criador: dublagem e processos criativos

Mais três vídeos inéditos foram lançados recentemente no Operário Criador. Seguem eles:

Dublagem

“Pouca atenção se dá ao processo de dublagem e ainda existe muito preconceito ao redor do tema. A ferramenta, no entanto, é poderosa e necessária dentro da construção do objeto fílmico.”

Processo Criativo – Parte I

“Do roteiro à mix final, o processo de elaboração do som do filme é coletivo e colaborativo. O desenho de som pode muito bem começar desde o trabalho de mesa do roteiro. Conheça algumas variações deste processo.”

Processo Criativo – Parte II

“A edição de som a partir do ponto de vista do que propõe o material produzido no set, o som direto. Como ouvir, organizar e trabalhar a partir deste material.”

Processo criativo – Parte 2 from Gabriela Cunha on Vimeo.