fbpx
Jan 14 2020

Retrospectiva #02: compartilhando aprendizados

primeiro post no blog do Artesãos do Som

Em busca de um lugar ao “SOM” e com sede de conhecimento para se realizar profissionalmente, mas ainda sem saber ao certo o que esperar do mercado de trabalho com o som no audiovisual brasileiro, o jovem entusiasta sonoro Bernardo, resolve em 2011 entrar no mestrado na USP. Afinal, sempre teve facilidade, didática e gosto em compartilhar conhecimento e aprendizados vividos. O caminho acadêmico surgiu então como mais uma oportunidade de atuação, principalmente depois de observar professores de som que conseguiam intercalar o trabalho em filmes e dar aulas.

Neste momento, quem mais saiu ganhando foi o Artesãos do Som, que em 2011 se tornou um blog para compartilhar os aprendizados de Bernardo adquiridos entre a prática de mercado de trabalho com o som em filmes, a troca educativa nas aulas que ministrava em escolas de cinema e a vida acadêmica de pesquisa. Seu projeto ousado de mestrado pretendia:

mapear, interligar e discutir o pensamento sonoro cinematográfico brasileiro contemporâneo através da investigação e análise dos textos, trabalhos e estudos em língua portuguesa que contemplam o universo da trilha sonora no cinema, fundamentando-se em um novo método de pesquisa: a construção de uma rede de colaboração entre os profissionais do som atuantes no cinema do Brasil.

Nesta época, o Artesãos do Som era presença garantida nos eventos sonoros do país, como por ex. no seminário Estudos do Som na SOCINE e nos encontros de profissionais na Semana ABC. E assim, pretendeu-se concentrar o maior número de possibilidades práticas, criativas, estéticas, técnicas e teóricas relacionadas à produção sonora audiovisual em todos os tipos e níveis de abordagens, valorizando principalmente o pensamento sonoro do cinema brasileiro.

Este post faz parte da série comemorativa dos 10 anos de Artesãos do Som. Abaixo, você pode assinar nossa Newsletter para acompanhar todas as novidades da comemoração dos nossos 10 anos de história.

Grande abraço e até a próxima!
Bernardo Marquez

Retrospectiva #01: em busca de um lugar ao “SOM”

Leave a Reply