Jun 23 2012

No Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais – Sonoros

 

“No Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais” é uma série de tv idealizada por Cao Hamburguer e transmitida pelo Canal Futura em 2010.  A proposta da série foi discutir e explorar a relação do ser humano com a produção e consumo do audiovisual. O episódio “Sonoros” foi dedicado ao elemento áudio e navega pelo universo do som como componente  narrativo, a história do som no cinema, a  música  como  linguagem, dentre outras possibilidades criativas de utilização do som no audiovisual.

 


Jun 17 2012

Operário Criador – Workflow parte II

O Operário Criador está de volta. A segunda parte foca na descrição e articulação dos processos que envolvem o som desde a montagem, ressaltando a importância desta etapa para a concepção do desenho de som do filme. Uma novidade é também a criação de mais um Grupo de Som.

“O grupo Som de filme foi criado com o objetivo de aglutinar os profissionais da área de som e especialmente os jovens que desejam começar na carreira de som. A exemplo de outras categorias, pensar coletivamente rende sempre mais do que qualquer iniciativa individual.  Som de filme é um bom espaço e um bom pretexto pra trocarmos figurinhas e nos mantermos atentos às demandas do mercado. Boa sorte e bom trabalho a todos nós!”

 


Jun 8 2012

Análise do som do filme Blow Out

Blow Out – Um Tiro na Noite (Brian De Palma, 1981) é um dos bons exemplos de filme onde o som tem papel fundamental e está extremamente atrelado à narrativa desde o roteiro. Para homenagear esse clássico filme sonoro, encontrei uma interessante análise do som de Blow Out produzida pela aluna Larissa Cavalcanti como trabalho para a disciplina “Captação de Som” do curso de Cinema da UFPE