Oct 16 2017

V ENPSC

v enpsc

De 03 a 05 de novembro acontece em Conservatória-RJ o V Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema. Em 2017, o Festival CineMúsica e o ENPSC criam um novo formato para homenagear as mulheres profissionais de som do cinema brasileiro. A oportunidade é dar visibilidade e proporcionar união das mulheres profissionais da área, contribuindo para o estímulo à formação técnica de novas profissionais, melhores condições salariais e respeito às particularidades femininas. O respeito ao feminino no mercado de trabalho é um tema em destaque na atualidade e articula as mulheres em relação ao poder de participação social delas na luta pelos seus direitos.

PROGRAMAÇÃO

Hotel Rochedo

Dia 03/11 – Sexta-feira

14h-15h30: Personalidade Sonora 2017: Conversa com Maria Muricy, editora de som cinematográfico

15h30-16h: Lançamento de livros

16h-18h: Grupo de Trabalho Associações Sonoras.

Dia 04/11 – Sábado

14h-16h: Masterclass Miriam Biderman.

16h-18h: Plenária V ENPSC

Cine Milímetro

Dia 04/11 – Sábado

10h-13h: oficina de formação para mulheres Assistentes de Som Direto, com Andressa Clain (Inscrições através do email oficina.enpsc@gmail.com)

Dia 05/11 – Domingo

10h-13h: oficina de formação para mulheres Assistentes de Som Direto, com Andressa Clain (Inscrições através do email oficina.enpsc@gmail.com)


Mar 3 2017

BIS – Bienal Internacional do Cinema Sonoro

BIS

De 16 a 25 de março acontece em Goiânia-GO a Bienal Internacional do Cinema Sonoro – BIS. O objetivo é de revelar trabalhos com uma linguagem sonora criativa, instigante, e potente a fim de contribuir para a evolução da linguagem sonora na arte cinematográfica e estimular o desenvolvimento de estudos sobre o som no cinema bem como da própria linguagem sonora no audiovisual.

A BIS contará com oficinas de direção, edição e captação de som, uma masterclass com convidado internacional, sediará também o Encontro Regional de Profissionais de Som do Cinema em parceria com o ENPSC, além de mostras competitivas de longa-metragens e curta-metragens.

Para mais informações fiquem atentos no site e nas páginas oficiais do festival no Facebook e Instagram:

Site: www.bis.art.br
Facebook: www.facebook.com/bienalcinema
Instagram: www.instagram.com/biscinemasonoro

 

Feb 18 2017

Foley no Brasil

foley brasil 

Olá! Sou Rosana Stefanoni, editora de som formada pela ECA-USP, e a convite do Artesãos do Som apresento aqui a minha dissertação de mestrado “Foley no Brasil“, de 2014, que está disponível para download logo abaixo.

A intenção ao escrevê-la era fazer um retrato do mercado de foley nacional, entrevistando personagens importantes daquele momento (2012-2014) e reconstruindo parte de sua evolução no país. Após apenas 3 anos, algumas (muitas) coisas mudaram, e acredito que esse registro segue sendo importante pra que a história não se perca. Por ter sido artista de foley de 2008 a 2012, escrevi esse texto com muita base na prática, apresentando uma visão “de dentro” da profissão, tendo como objetivo mostrar, para quem se interessa por som de cinema, um pouco do que é o Foley no Brasil
 
O material extra que disponibilizo é um tesouro em si. Ele contém a íntegra das entrevistas que fiz com figuras importantes dessa história, sendo elas: José Luiz Sasso, Alessandro Laroca, Miriam Biderman, Luiz Adelmo, Kiko Ferraz, Guta Roim, Felipe Burger, Renato Galimberti, Roger Hands e Ricardo Reis.

Dec 10 2016

Teste de Projeção: oficina para técnicos de som visando a qualidade de projeção

Quer sentir o que se passa no ENPSC?

No site do Encontro Nacional dos Profissionais de Som do Cinema ou no canal do youtube ENPSC você pode acompanhar várias palestras e oficinas que aconteceram nas IV edições do Encontro. Em especial o workshop “Teste de Projeção: oficina para técnicos de som visando a qualidade de projeção” com Kiko Ferraz e participação especial de Carlos Klachquin, e outros feras do som do cinema nacional!

Acesse, aproveite e ajude a disseminar este conhecimento!

 


Oct 21 2016

Sonologia 2016

sonologia
SONOLOGIA 2016 – Out of Phase é uma conferência internacional voltada para o campo dos Estudos do Som. O evento é marcado pela ênfase na pesquisa transdisciplinar envolvendo diferentes instâncias culturais, políticas, artísticas e exploratórias em que o som tem papel protagonista.
Durante o evento serão apresentadas 4 palestras proferidas por convidados de renome internacional, cerca de 50 comunicações de pesquisa e mesas de debate.

De 22 a 25 de novembro de 2016. Terça a sexta das 10h às 19:30. 

Inscrições:
Além da participação dos congressistas, serão abertas 25 vagas para participantes-ouvintes que deverão passar por um processo de pré-seleção. Os interessados devem enviar uma mensagem para o e-mail sonologia@usp.br até o dia 24/10/2016 contendo: 1) uma descrição do seu interesse em participar no SONOLOGIA 2016 – Out of Phase (até 300 palavras); e 2) um breve currículo (até 300 palavras). Os selecionados devem ter disponibilidade para assistir aos 4 dias do evento e receberão um certificado de participação.”

Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar. Bela Vista – São Paulo.

Informações retiradas do site do evento: SONOLOGIA 2016