Oct 27 2012

Operário Criador: Subjetividade

O subjetivo, o invisível, o abstrato. A matéria sonora e suas individualidades é o tema desse episódio do Operário Criador.

“O ouvido vai mais em direção ao interior. O olho, em direção ao exterior.”
Robert Bresson em Notas Sobre o Cinematógrafo

“O homem voltado para o exterior apela para o olho; o homem interiorizado, para o ouvido.”
Richard Wagner em A Afinação do Mundo de Murray Schafer

Mais em: Som de Filmes

 


Oct 21 2012

Entrevista com o mixador Tom Fleischman

O mixador norte-americano Tom Fleischman foi o convidado de honra desse ano do workshop de som dado pelo lendário Chris Newman no Festival do Rio. Premiado recentemente com o Oscar de melhor som por “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese, (filme que veio apresentar pessoalmente no festival), Fleischman é colaborador de muitos anos de cineastas nova-iorquinos como o já citado Scorsese, sua parceria mais duradoura, (mixa seus filmes desde a obra-prima “Touro Indomável”), Spike Lee e Brian de Palma (tendo mixado, inclusive, um dos meus filmes favoritos e provavelmente de muitos que trabalham com som para cinema, “Blow Out – Um Tiro na Noite”). Essa pequena entrevista foi realizada por Rodrigo Maia Sacic, Eduardo Santos Mendes e Bernardo Marquez logo após o workshop. Nela Fleischman não conta, infelizmente, nenhum segredo sobre como ele consegue criar trilhas sonoras tão poderosas (nenhum foi revelado durante o workshop também, para o alívio dos que não puderam estar presentes). Talvez porque ele não exista mesmo – ainda que a mixagem se assemelhe a um processo alquímico, sempre sugerindo tais e tais segredos. Sobram, no entanto, na fala de Fleischman um entusiasmo e paixão por esse ofício que doravante só pode ser considerado como “técnico” pelos muito mal informados.

Continue lendo


Oct 15 2012

Entrevista com o técnico de som direto Chris Newman

Aproveitando o workshop de som realizado pela RioMarket em parceria com o Festival de Cinema do Rio de Janeiro em setembro deste ano, o Artesãos do Som fez uma rápida entrevista com o renomado e premiado técnico de som direto Chris Newman, responsável pelo som direto de filmes como ”O Poderoso Chefão”, “O Silêncio dos Inocentes”, “O Paciente Inglês”, dentre muitos outros. Vale destacar que Chris ganhou 3 Oscars de melhor som ao longo da carreira com os filmes “O Exorcista”, “Amadeus” e “O Paciente Inglês”.

 

Artesãos do Som: Como surgiu o interesse de você vir ministrar os workshops aqui no Brasil? Continue lendo


Oct 3 2012

Estudos do Som: XVI Encontro Internacional da SOCINE

De 08 a 11 de outubro acontece no Centro Universitário Senac (Campus Santo Amaro – São Paulo/SP) o XVI Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Com uma variedade de trabalhos sobre o universo do cinema e do audiovisual, o destaque vai para aqueles que contemplam o som cinematográfico.  

São eles:

Continue lendo


Oct 1 2012

A Construção do Som

O documentário “A Construção do Som” (José Carlos Asbeg, 1980) é mais um curta-documentário que merece ser resgatado. O filme destaca a importância do som no cinema através do trabalho e do processo de criação de Geraldo José, um dos maiores artesãos do som brasileiro.