Aug 4 2017

O Som Ensimesmado: uma entrevista com O Grivo

O grivo 2

Formado por Nelson Soares e Marcos Moreira, O Grivo é um duo de músicos-sound designers cujo trabalho tem desdobramentos nas mais diferentes áreas, do cinema as artes plásticas. Essa multiplicidade de atuação, no entanto, não significa dispersão, muito pelo contrário. Todos esses diferentes elementos parecem se articular de maneira equilibrada no trabalho da dupla, marcado por um rigor interno muito grande e, ao mesmo tempo, muito simples. A relação entre o som e os delicados artefatos produzidos pelo O Grivo nos leva a uma experiência concreta da música: é como se pudéssemos tocá-la, percorrê-la, até mesmo ignorá-la momentaneamente para, em seguida, sermos novamente capturados por ela. Parecemos estar diante do que um filósofo zen chamaria de kono-mama ou sono-mama, palavra pela qual se entende que o significado de alguma coisa não é algo definido por algum tipo de articulação intelectual exterior a ela: “o significado está em ser apenas, transformar-se apenas, viver apenas.”

Rodrigo Maia Sacic: O trabalho de vocês tem inúmeras ramificações e me interessa saber como é que elas surgiram ao longo da carreira de vocês e como essas diferentes vertentes se inter-relacionam. Tudo bem se a gente começar essa entrevista esboçando um percurso cronológico?

Nelson- Claro, problema algum. A gente começou a dupla em 1990. Nessa época, a gente só tocava mesmo. Eu sou baterista. O Canário (Marcos) tocava guitarra elétrica nessa época. A gente usava um gravador também, onde a gente gravava umas bases e se apresentava assim. Poucos anos depois, a gente começou a construir umas traquitanas que produziam sons. Mas era uma coisa bem incipiente ainda, era tudo meio ready made

Continue lendo


Jun 3 2017

CINEMA POR QUEM O FAZ: José Luiz Sasso

Ugo Giorgetti entrevista Miriam Biderman na websérie “Cinema por quem o faz” realizada pela SPCine


“Técnico de som e mixador. Um dos pioneiros no tratamento do som no Brasil. Trabalhou desde seu inicio em importantes estúdios de som como a
AIC. Posteriormente ingressou na Álamo, estúdio que revolucionou o som dos filmes brasileiros.” 


May 27 2017

CINEMA POR QUEM O FAZ: Geraldo Ribeiro

Ugo Giorgetti entrevista Geraldo Ribeiro na websérie “Cinema por quem o faz” realizada pela SPCine

“Técnico de som direto. Começou trabalhando na publicidade e nos anos em que essa atividade se solidificou no Brasil. Engenheiro de formação possui grande conhecimento de equipamentos e metodologias de captação de som.” 


May 20 2017

CINEMA POR QUEM O FAZ: Mirian Biderman

Ugo Giorgetti entrevista Miriam Biderman na websérie “Cinema por quem o faz” realizada pela SPCine

Miriam Biderman é editora de som e formada em cinema pela New York University. Começou a carreira nos Estados Unidos trabalhando como assistente de edição de som no filme “A cor do dinheiro”, de Martin Scorsese. Depois, engatou outros trabalhos no mercado cinematográfico norte-americano. Em 1989, foi chamada para integrar a equipe do longa “Festa”, de Ugo Giorgetti, filme que recebeu o prêmio de melhor som no Festival de Gramado.”


May 13 2017

CINEMA POR QUEM O FAZ: Miguel Sagatío

Ugo Giorgetti entrevista Miguel Sagatío na websérie “Cinema por quem o faz” realizada pela SPCine

“Miguel Sagatío é técnico de som. Por ter começado sua trajetória nos estúdios Vera Cruz, é uma daquelas figuras que têm muito a dizer sobre a evolução técnica do cinema.”