fbpx
Jan 28 2020

Retrospectiva #03: entrosamento sonoro

Semana ABC 2012

Depois de dois anos de trabalho árduo para adentrar no universo profissional do som no audiovisual brasileiro, e com o sucesso do portal Artesãos do Som que veio ocupar uma grande lacuna na reflexão e na prática do som para cinema no Brasil, 2012 abre as portas para um maior envolvimento e entrosamento sonoro.

A convite da Associação Brasileira de Cinematografia, o entusiasta sonoro fundador do Artesãos é convocado para mediar a mesa “O som no Cinema Contemporâneo: conceitos e novas tecnologias“, lado a lado com nomes importantes como o convidado internacional Guido Berenblum (técnico de som direto, editor e diretor de som argentino), Eduardo Santos Mendes (sound designer e professor de som da ECA/USP) e Tide Borges (técnica de som e professora da disciplina “Direção de Som” na FAAP). O início de um engajamento com os profissionais de som que veio a reverberar em alto e bom som nos próximos anos.

2012 foi também o ano em que pela primeira vez o Artesãos do Som conheceu e esteve presente no famigerado Festival CineMúsica, a convite de Hernani Heffner. O Festival CineMúsica foi o único festival de cinema do Brasil dedicado exclusivamente ao som contando também com uma premiação voltada para o universo sonoro audiovisual. Este encontro proporcionou o início da realização de um sonho ousado que contarei na retrospectiva #4.

Este post faz parte da série comemorativa dos 10 anos de Artesãos do Som. Abaixo, você pode assinar nossa Newsletter para acompanhar todas as novidades da comemoração dos nossos 10 anos de história.

Grande abraço e até a próxima!
Bernardo Marquez

Retrospectiva #01: em busca de um lugar ao “SOM”

Retrospectiva #02: compartilhando aprendizados

Leave a Reply