Dec 1 2016

Uma outra escuta do filme “O Som ao Redor”

som-ao-redor-2

Está disponibilizado para leitura e referência bibliográfica a dissertação de mestradoProcessos ao redor: uma discussão entre técnica e estética a partir de uma outra escuta do filme O som ao redor, de Léo Bortolin, defendida em agosto de 2016 pelo programa Multimeios, da Unicamp.

Num primeiro momento a entender qual o real papel do sound design num filme, essa nova expressão sonora que vem ganhando destaque e grande importância à narrativa fílmica, fomos induzidos a refletir o desenho de som do longa metragem brasileiroO Som ao Redor (2012), do diretor Kleber Mendonça Filho. Tudo isso surge pelo grande interesse do som no cinema, estimulado a fortalecer a valorização desse campo, pensar melhor suas articulações e assim trazer esse apanhado a prática cinematográfica, suportes necessários as iniciativas criativas. E foi justamente durante essa pesquisa que assinei a direção de som de dois filmes com uso instigante da narrativa sonora e com elementos expressivos para a melhor percepção fílmica, o curta Command Action (2015) vencedor de dois prêmios de Melhor Som (48° Festival do Cinema Brasileiro de Brasília e no 8° Curta Taquary – Festival Internacional de Curta Metragem – PE) e o curta A moça que dançou com o Diabo (2016), ganhador da “Menção especial do Júri” na competitiva Palme d’Or do Festival de Cannes, entre outros prêmios.

Continue lendo


Oct 4 2016

Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história

capa_som_final_efeito5-copy

Lançado recentemente no IV ENPSC, o livro “Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história” do técnico de som direto Márcio Câmara, já está disponível para venda* pelo email: euphemiafilmes@gmail.com

“O texto de Márcio Câmara é o resultado das inquietações que movem o profissional no que diz respeito ao papel criativo do técnico de som direto. É uma característica do trabalho dele a vontade de contribuir criativamente para o que assistiremos na tela, proporcionando através de suas gravações a oportunidade para que demais setores da cadeia produtiva do audiovisual possam estabelecer relações instigantes entre sons e imagens. Ele faz uma necessária história da função do técnico de som direto no Brasil, mas, para além disso, faz a defesa da autoria criativa possível no trabalho diário do set. Entre o pragmatismo do trabalho diário, suas inquietações e questões densas como a relação entre tecnologia e os hábitos de escuta se inscreve um texto necessário, e, imagino, prazeroso para os trabalhadores da área e para os demais interessados.” do prefácio de Fernando Morais da Costa. 

Continue lendo


Aug 3 2016

Dossiê – o som no audiovisual

som

A REBECA – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, uma publicação da SOCINE, lançou recentemente um dossiê dedicado ao Som no Audiovisual editado pelos pesquisadores Fernando Morais da Costa (UFF) e Rodrigo Carreiro (UFPE). Destaque para a entrevista com a pesquisadora americana Claudia Gorbman, um dos pilares teóricos da área, e com os profissionais de som Midge Costin e Douglas Vaughan hoje professores da USC – University of Southern California

Confira os textos do dossiê na íntegra: REBECA 9 (v.5 n.1 2016)


May 10 2016

Estudos do Som na América Latina

imofagia

A edição de abril (número 13, 2016) da Imagofagia, conceituada revista da AsAECA (Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual) está no ar e com uma ótima novidade: o dossiê “Estudos do Som na América Latina“. O editorial é o por conta de Suzana Reck (Professora do Departamento de Artes e Comunicação – DAC – e do Programa de Pós-Graduação de Imagem e Som – PPGIS -, ambos da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar) e de Virginia Flores (Professora no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade da Integração Latino Americana – UNILA -, montadora e editora de som, autora do livro O cinema, uma arte sonora, Rio de Janeiro: Annablume, 2013).


Sep 9 2015

Catálogo CineMúsica 2015

Está disponível para apreciação e consulta o Catálogo CineMúsica 2015. Catálogo que contém um valioso e histórico material de extrema importância para o desenvolvimento do cinema nacional. Destaque para a transcrição das mesas do II Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro e uma diversidade de informações sobre processos de criação e de trabalhos sonoros em filmes contados pelos especialistas da área.

Boa leitura!

  Catálogo CineMúsica 2015